Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

Highlights WCLC 2018

Veja os highlights da 19ª Conferência Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC), realizada entre os dias 23 e 26 de setembro de 2018 em Toronto, Canadá.

Com apresentação do Dr. William N. William Júnior e da Dra. Carolina Kawamura, especialistas em câncer de pulmão, o vídeo coloca em pauta os principais resultados e novidades apresentados no mundial deste ano, os quais irão provocar mudanças na conduta clínica.

Um dos estudos de maior impacto apresentados na conferência, segundo a Dra. Carolina Kawamura, foi o estudo europeu de rastreamento NELSON, que demonstrou redução do risco de morte.

Houve novidade também na doença avançada potencialmente curável, com a atualização do estudo de fase III PACIFIC, comentado neste vídeo pelo Dr. William, que destaca a importância da estratégia do uso de durvalumabe de consolidação e revela “talvez, o impacto do durvalumabe venha mesmo para modificar a história natural da doença”.

Outro destaque do mundial foi o estudo de fase III ALTA-1L, que avaliou o uso de terapia-alvo em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas avançado com translocação de ALK. Dentre outros ganhos, o estudo demonstrou benefício em sobrevida livre de progressão, com uso de brigatinibe, que passa a ser opção preferencial na primeira linha, ao lado de alectinibe, ambas não aprovadas no Brasil por enquanto.

O último destaque comentado, mas não menos importante, é o estudo de fase III IMPower133, que representa um avanço importante no tratamento do câncer de pulmão de células pequenas. Com adição de atezolizumabe à quimioterapia de primeira linha, os resultados do estudo demonstraram benefício em sobrevida global, além de redução no risco de progressão ou morte. A expectativa é que o uso de atezolizumabe seja aprovado logo tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo, segundo Dr. William.

Assista ao vídeo e veja os highlights desta edição do Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC), promovida pela Associação Internacional para Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC).

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?