Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 09 ● NÚMERO 13

TAILORx.

Os resultados do estudo TAILORx, apresentados na ASCO 2018 e publicados no New England Journal of Medicine, confirmaram o excelente prognóstico das pacientes com câncer de mama primário, linfonodo negativo, com escore de recorrência (RS) intermediário no teste Oncotype DX, mostrando que a quimioterapia pode ser omitida nesse grupo de pacientes, especialmente em mulheres com idade superior a 50 anos.

O MOC preparou um Vídeo-MOC especial para colocar em perspectiva os dados desse importante estudo.

Com apresentação da Dra. Debora de Melo Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e moderação do Dr. Antonio Carlos Buzaid, ocorreu uma extensa discussão sobre o estudo TAILORx, estudo de fase III que comparou terapia quimioterápica seguida de terapia endócrina (TE) versus TE isolada adjuvante em pacientes com câncer de mama inicial, linfonodo negativo, receptor hormonal positivo, HER-2 negativo e um escore de recorrência intermediário.

O estudo mostrou que para o escore de recorrência intermediário, entre 11-25, em pacientes com neoplasia de mama localizada de até 5 cm, axila negativa, a terapia endócrina foi não inferior à quimioterapia seguida de TE. Nas pacientes abaixo de 50 anos, entretanto, notou-se um aumento do risco de recidiva à distância a partir de um resultado RS 15 para aquelas tratadas apenas com TE.

“A quimioterapia deve ser usada na paciente que precisa do tratamento. Devemos poupar aquelas que não precisam desse tratamento e evitar todos esses efeitos colaterais”, afirma a Dra. Debora Gagliato, que segue explicando também sobre importância de individualizar o resultado do teste para avaliar o beneficio da quimioterapia, além de considerar as preferências da paciente e admitir o teste como uma variável contínua.

Assista a mais um Vídeo-MOC.

 

Publicado em 05/11/2018.

Apoio:

GEN_Corp_Logo_wTag_CMYK

Veja também:

 

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?