Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

Durvalumabe é aprovado pelo FDA para tratamento do câncer de pulmão localmente avançado

No último dia 16 de fevereiro, a agência regulatória norte-americana FDA aprovou o anticorpo monoclonal anti-PD-L1 durvalumabe para tratamento do câncer de pulmão de células não pequenas estádio III irressecável que não apresentou progressão durante tratamento com quimiorradioterapia.

A aprovação anunciada baseia-se nos dados do estudo fase III PACIFIC, que randomizou 713 pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas localmente avançado irressecável, sem apresentação de progressão após protocolo de quimioirradiação. Os pacientes receberam tratamento com durvalumabe ou placebo.

O estudo atingiu um de seus objetivos coprimários em análise interina, promovendo benefício estatisticamente significativo de 11,2 meses em sobrevida livre de progressão em favor do grupo que recebeu tratamento com durvalumabe (16,8 versus 5,6 meses; HR 0,52; IC 95%; 0,42-0,65; P <0,0001). O benefício foi atingido independente da expressão de PD-L1. Os dados de sobrevida global ainda são imaturos, e não foram incluídos nesta análise.

Esta é a primeira terapia a demonstrar redução do risco de progressão do câncer de pulmão localmente avançado irressecável após tratamento combinado de quimioterapia e radioterapia. Trata-se, portanto, de uma terapia que traz grande impacto, dado que, até então, cerca de 90% dos pacientes neste cenário apresentarão evolução para doença metastática.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida.

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?