Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

Nova terapia-alvo aprovada para o tratamento do câncer de pulmão nos EUA

No dia 12 de dezembro de 2022, o FDA (Food and Drug Administration) concedeu aprovação acelerada a adagrasibe para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas metastático (CPCNPm) apresentando mutação de KRAS G12C após tratamento com pelo menos uma linha de terapia sistêmica.

A aprovação concedida é baseada nos dados do estudo KRYSTAL-1, que avaliou o uso de adagrasibe no tratamento de 112 pacientes com CPCNPm após progressão a quimioterapia baseada em platina e imunoterapia, administradas de maneira concomitante ou sequencial.

A idade mediana da população foi 64 anos, 55% eram do sexo feminino, 97% possuíam histologia adenocarcinoma, o número mediano de terapias sistêmicas prévias era 2, sendo que 12% dos pacientes haviam recebido ≥ 4 linhas prévias. Os principais sítios de metástases apresentados pela população foram: ossos (42%), cérebro (30%), adrenais (21%) e fígado (21%).

A taxa de resposta objetiva, principal desfecho de eficácia analisado, foi apresentada em 43% dos pacientes, com duração mediana de resposta de 8,5 meses e 58% apresentaram duração de resposta de pelo menos 6 meses. Os eventos adversos mais comuns ao tratamento foram: diarreia, náuseas, fadiga, vômitos, dor musculoesquelética, hepatotoxicidade, disfunção renal, dispneia, edema, redução do apetite, tosse, pneumonia, vertigem, constipação, dor abdominal e prolongamento do intervalo QTc.

A dose de tratamento recomendada é adagrasibe, 600 mg via oral duas vezes ao dia até progressão de doença ou toxicidade limitante.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?