Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

Amivantamabe recebe aprovação para o tratamento de primeira linha do câncer de pulmão de células não pequenas avançado nos EUA

Em 01 de março de 2024, o FDA (Food and Drug Administration) aprovou o uso de amivantamabe em combinação com quimioterapia (carboplatina e pemetrexede) para o tratamento de primeira linha do câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) localmente avançado ou metastático com mutação de EGFR do tipo inserção no éxon 20. Adicionalmente, a agência também converteu em regular a aprovação previamente concedida em caráter acelerado ao uso de amivantamabe no tratamento de pacientes com CPCNP com inserção no éxon 20 do EGFR cuja doença progrediu após ou durante a quimioterapia à base de platina.

O uso da combinação de amivantamabe e quimioterapia em primeira linha foi avaliado no estudo PAPILLON, que randomizou 308 pacientes com CPCNP avançado com inserção no éxon 20 do EGFR em uma razão de 1:1 para receber amivantamabe com carboplatina e pemetrexede ou apenas carboplatina e pemetrexede. A idade mediana dos pacientes foi 62 anos, com 40% deles apresentando ≥ 65 anos, 58% não possuíam história prévia de tabagismo, 23% possuíam história de metástases cerebrais e 84% apresentavam doença metastática ao diagnóstico inicial.

A combinação de amivantamabe com quimioterapia demonstrou benefício em sobrevida livre de progressão frente a carboplatina e pemetrexede (HR=0,40; IC de 95%: 0,30-0,53; p < 0,0001), com medianas de 11,4 versus 6,7 meses. Adicionalmente, a combinação promoveu maior taxa de resposta (67% versus 36%) e também maior duração mediana de resposta (10,1 versus 5,6 meses) Os dados de sobrevida global ainda são imaturos na análise atual, com apenas 44% dos óbitos pré-especificados para a análise final ocorridos. No tocante à segurança, os eventos adversos mais frequentes (≥ 20%) com a combinação foram: rash, toxicidade ungueal, estomatite, reação infusional, fadiga, edema, constipação, diminuição do apetite, náusea, infecção por COVID-19, diarreia e vômito.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?