Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Linfomas

Tratamento combinado é aprovado para pacientes com linfoma folicular refratário nos EUA

Em 07 de março de 2024, o FDA (Food and Drug Administration) concedeu aprovação acelerada para o uso combinado de zanubrutinibe e obinutuzumabe para o tratamento do linfoma folicular (LF) recidivado ou refratário após ≥ 2 linhas de terapia sistêmica.

O regime combinado foi avaliado no estudo ROSEWOOD, que randomizou 217 pacientes adultos com LF recidivado ou refratário, previamente tratados com ≥ 2 regimes sistêmicos prévios para receber zanubrutinibe e obinutuzumabe (ZO) ou obinutuzumabe sozinho. Dentre os pacientes que receberam o regime ZO, a idade mediana foi 63 anos, 49% eram do sexo feminino, 24% dos pacientes receberam o tratamento por pelo menos 2 anos e o número mediano de linhas terapêuticas prévias foi três.

A taxa de resposta ao tratamento combinado foi de 69%, enquanto esse desfecho foi atingido por 46% daqueles no braço de obinutuzumabe (p=0,0012). Com um seguimento mediano de 19,0 meses, duração de resposta mediana não foi atingida no braço ZO e foi de 14,0 meses para aqueles pacientes recebendo monoterapia com obinutuzumabe. Aos 18 meses, 69% dos pacientes no braço ZO mantinham resposta. Dentre os eventos adversos mais comuns (≥ 30%), incluindo anormalidades laboratoriais, destacam-se em maior frequência: neutropenia (51%) e plaquetopenia (41%), infecção do trato respiratório superior (38%), hemorragia (32%) e dor musculoesquelética (31%). Eventos adversos graves ocorreram em 35% dos pacientes com LF que receberam ZO.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?