Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Mama

Pertuzumabe recebe em bula aprovação para tratamento adjuvante do câncer de mama

O anticorpo monoclonal anti-HER-2 pertuzumabe recebeu no dia 26 de fevereiro de 2018 a aprovação em bula para tratamento adjuvante do câncer de mama HER-2 positivo localizado.

Com esta nova aprovação, as pacientes portadoras de câncer de mama HER-2 positivo submetidas à cirurgia para a doença inicial e com alto risco de recorrência podem receber tratamento adjuvante com o duplo bloqueio anti-HER-2 (trastuzumabe + pertuzumabe) até completar um ano de tratamento.

Esta aprovação baseia-se no estudo randomizado fase III APHINITY, que avaliou 4805 pacientes com câncer de mama HER-2 positivo inicial e demonstrou redução de 18% no risco de recorrência do câncer de mama invasivo ou morte no tratamento adjuvante com quimioterapia associada à trastuzumabe e pertuzumabe em comparação ao mesmo esquema sem o segundo anticorpo. Análise de subgrupos evidencia um ganho ainda maior em pacientes com doença de alto risco para recorrência (linfonodo comprometido ou receptor hormonal negativo), com redução do risco de recorrência de doença invasiva ou morte de 23% nas pacientes com linfonodo positivo (HR 0,77; IC 95%: 0,62-0,96; p=0,019).

Slide1

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida.

 

Veja também:

Pertuzumabe conquista novas aprovações no cenário nacional e internacional

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?