Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Cérvice

Estudo de fase II mostra a atividade de cisplatina e permetrexede no tratamento do câncer de colo do útero avançado

Um estudo de fase II publicado recentemente no Journal of Clinical Oncology, por Miller et al. observou que a combinação de pemetrexede e cisplatina produziu respostas no tratamento de câncer de colo do útero avançado, persistente ou recorrente.

O estudo envolveu 54 pacientes com câncer de colo do útero avançado, que receberam entre setembro de 2008 e novembro de 2011, pemetrexede, 500 mg/m² e cisplatina, 50 mg/m², por via intravenosa a cada 21 dias até progressão da doença.

Os eventos adversos mais comuns de qualquer grau foram anemia (96%), eventos gastrintestinais (93%) e náuseas (83%). Os eventos de grau 3 ou 4 mais comuns foram neutropenia (35%), leucopenia (28%) e distúrbio metabólico (28%).

Os resultados encontrados foram:

  • Taxa de resposta global de 31% (IC de 95%: 19,5-45,6%), sendo 1 resposta completa e 16 respostas parciais. A duração mediana da resposta foi de 7,6 meses;
  • As respostas foram observadas em 14 (33%) dos 43 pacientes com histologia escamosas e 3 (27%) de 11 com adenocarcinoma;
  • Doença estável foi observada em 44% dos pacientes, com uma duração mediana de 5,1 meses;
  • Sobrevida livre de progressão mediana foi de 5,7 meses (0,3-38,6 meses), e sobrevida global mediana de 12,3 meses (variação de 0,3-38,6 meses).

Os pesquisadores concluíram que pemetrexede combinado com cisplatina é um tratamento ativo e tolerável para o carcinoma avançado, persistente ou recorrente de colo do útero.

Referência:
Miller D.S., Blessing J.A., Ramondetta L.M., et al. Pemetrexed and Cisplatin for the Treatment of Advanced, Persistent, or Recurrent Carcinoma of the Cervix: A Limited Access Phase II Trial of the Gynecologic Oncology Group. J Clin Oncol 2014; Epub ahead of print.

Antonio Carlos Buzaid
Chefe Geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Raphael Brandão Moreira
Residente Chefe de Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?