Continue sua leitura
Dica – Série Genômica e Testes Moleculares – EPISÓDIO 4
QUANDO RETESTAR OS PACIENTES?
Os testes genômicos são ferramentas fundamentais no manejo terapêutico de diferentes tumores, permitindo uma abordagem personalizada e precisa. Nos episódios anteriores da nossa série de genômica do MOC-Dicas, discutimos a importância de solicitar esses exames no momento adequado, além de interpretar corretamente os resultados para tomar decisões terapêuticas informadas.
No quarto episódio, o Dr. Marcelo Corassa, oncologista clínico, pesquisador e líder da unidade de oncologia torácica (Oncologia Clínica) da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, aborda um aspecto crucial: a repetição dos testes genômicos em nossos pacientes.
“Tudo que fica meio incerto, a gente tem que testar novamente. Mesmo se o seu teste for confiável“, ressalta o Dr. Corassa, reconhecendo a natureza dinâmica da genômica e os avanços contínuos na área.
Não perca este novo episódio da série Genômica e Testes Moleculares, com estratégias e insights valiosos para determinar quando é apropriado repetir os testes genômicos, levando em consideração fatores clínicos e científicos relevantes. Entenda ainda melhor como tomar decisões mais embasadas e oferecer um melhor cuidado aos seus pacientes oncológicos submetidos a testagem genômica.
Se você tem alguma dúvida sobre genômica, clique no botão abaixo e escreva para o MOC. Sua dúvida será importante para a elaboração de novos vídeos!
Confira também:
- [VÍDEO] EPISÓDIO 1 – Qual é o melhor momento para pedir um teste molecular?
- [VÍDEO] EPISÓDIO 2 – Quando solicitar um perfil molecular ampliado?
- [VÍDEO] EPISÓDIO 3 – Quando confiar no teste molecular?
- [VÍDEO] EPISÓDIO 5 – Biópsia líquida – Dá para confiar?
- [VÍDEO] EPISÓDIO 6 – Genômica somática x Genômica germinativa