Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Dicas

Dica – Série Genômica e Testes Moleculares – EPISÓDIO 6

GENÔMICA SOMÁTICA X GENÔMICA GERMINATIVA

Conforme vimos nos episódios anteriores da série de Genômica do MOC, o câncer é uma doença complexa e multifacetada impulsionada por mutações genéticas, que podem ser tanto somáticas quanto hereditárias. O conhecimento dessas mutações é, portanto, crucial para o entendimento das origens e progressão do câncer, bem como para a identificação de novos tratamentos e abordagens terapêuticas.

As mutações somáticas são alterações genéticas resultantes de exposição a fatores ambientais, como radiação, agentes carcinogênicos ou erros durante a replicação do DNA. Por outro lado, as mutações hereditárias são aquelas presentes no material genético das células germinativas e podem ser transmitidas dos pais para os filhos. Estas mutações podem aumentar a predisposição de um indivíduo para o câncer e, em alguns casos, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de certos tipos de tumores.

Neste sexto e último episódio da primeira temporada da série de Genômica do MOC, o Dr. Marcelo Corassa, oncologista clínico, pesquisador e líder da unidade de oncologia torácica (Oncologia Clínica) da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, fala sobre como avaliar a necessidade de investigar as mutações hereditárias a partir do resultado de um teste genômico somático e qual o impacto destas alterações no planejamento terapêutico. Confira no vídeo acima!

Botao AZUL_316x56 - P2

Confira também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?