Continue sua leitura
Dica – Série Genômica e Testes Moleculares – EPISÓDIO 3
QUANDO CONFIAR NO TESTE MOLECULAR?
Avaliar os resultados de um teste molecular pode parecer uma tarefa simples, mas muitas vezes é necessário analisar não apenas as alterações genômicas encontradas pelo teste, mas também a relevância de cada uma dessas alterações no contexto clínico.
Neste episódio da série de genômica do MOC-Dicas, o Dr. Marcelo Corassa, oncologista clínico, pesquisador e líder da unidade de oncologia torácica (Oncologia Clínica) da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, exemplifica um caso de paciente com adenocarcinoma de pulmão avançado que não apresentou a resposta esperada com uma terapia-alvo, levantando o questionamento sobre a relevância do que havia sido encontrado no teste genômico.
Como recado deste MOC-Dicas, o Dr. Corassa destaca: “todas as vezes que vocês estiverem diante de uma situação em que não estão confortáveis porque ela está saindo do normal, não confie 100% no seu teste!”.
Não perca as explicações deste importante episódio da série Genômica e Testes Moleculares. Se você tem alguma dúvida sobre genômica, clique no botão abaixo e escreva para o MOC. Sua dúvida será importante para a elaboração de novos vídeos!
Confira também:
- [VÍDEO] EPISÓDIO 1 – Qual é o melhor momento para pedir um teste molecular?
- [VÍDEO] EPISÓDIO 2 – Quando solicitar um perfil molecular ampliado?
- [VÍDEO] EPISÓDIO 4 – Quando retestar os pacientes?
- [VÍDEO] EPISÓDIO 5 – Biópsia líquida – Dá para confiar?
- [VÍDEO] EPISÓDIO 6 – Genômica somática x Genômica germinativa