Continue sua leitura
Dica – Série Genômica e Testes Moleculares – EPISÓDIO 2
QUANDO SOLICITAR UM PERFIL MOLECULAR AMPLIADO?
No segundo episódio da série de genômica do MOC-Dicas, o Dr. Marcelo Corassa, oncologista clínico, pesquisador e líder da unidade de oncologia torácica (Oncologia Clínica) da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, levanta o questionamento sobre em quais situações devemos solicitar um teste genômico ampliado.
Trazendo um caso ilustrativo de uma paciente sem histórico de tabagismo, atual ou prévio, com diagnóstico de adenocarcinoma de pulmão avançado, o Dr. Corassa discute qual o potencial impacto terapêutico da solicitação de um teste genômico ampliado desde o início do manejo desta doença, devido às amplas possibilidades de recomendação de tratamentos pautados nos resultados de testes genômicos que se encontram disponíveis no cenário do câncer de pulmão de células não pequenas.
“O recado é este: testar sempre e de forma ampla! E, se por acaso, você tem um paciente que deveria ter um driver e não tem, talvez retestar este paciente faça sentido”, destaca o Dr. Corassa como conclusão da discussão deste caso tão ilustrativo.
Confira toda a discussão no vídeo acima e continue ligado nos novos episódios dessa nova série do MOC do Brasil. Se você tem alguma dúvida sobre genômica, clique no botão abaixo e escreva para o MOC. Sua dúvida será importante para a elaboração de novos vídeos!
Confira também:
- [VÍDEO] EPISÓDIO 1 – Qual é o melhor momento para pedir um teste molecular?
- [VÍDEO] EPISÓDIO 3 – Quando confiar no teste molecular?
- [VÍDEO] EPISÓDIO 4 – Quando retestar os pacientes?
- [VÍDEO] EPISÓDIO 5 – Biópsia líquida – Dá para confiar?
- [VÍDEO] EPISÓDIO 6 – Genômica somática x Genômica germinativa