Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Dicas

Dica – ACTH elevado

Neste MOC-Dicas, Dr. Antonio C. Buzaid relata um caso de elevação transitória do ACTH (Adrenocorticotropic hormone) após diagnóstico de hipopituitarismo, situação vista pela primeira vez em seu consultório recentemente.

Para ilustrar a dica, Dr. Buzaid compartilha exames de imagem e faz uma ampla contextualização do histórico de um paciente oncológico de 74 anos que havia passado por uma prostatectomia radical (2008), depois foi diagnosticado com melanoma na região interescapular (2015), recebeu radioterapia para leito prostático em função de alteração do PSA (2016), voltou a apresentar aumento do PSA e foi submetido a novos exames, que demonstraram um nódulo cerebral no lobo temporal e nódulos pulmonares (2019), sendo confirmada a hipótese com meta cerebral de que não fosse por câncer de próstata, que tinha um PSA muito baixo, mas por melanoma. Respondeu bem ao procedimento de remoção da lesão temporal e ao tratamento de ipilimumabe e nivolumabe seguindo de nivolumabe de manutenção (setembro de 2019).

Na mesma ocasião passou a apresentar queixas de cansaço, fadiga e diminuição do apetite. Foi submetido a uma ressonância magnética de emergência, demonstrando uma inflamação aguda da hipófise, no entanto com ACTH de 23. Como explicar essa elevação, uma vez que o ACTH nessa situação deve ser 1, 2, 3? Como manejar?

Assista à dica do mês e confira as respostas para essas perguntas, além de entender na íntegra essa situação atípica, presenciada pelo Dr. Buzaid e que pode trazer ensinamento para todos.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?