Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

ASCO 2023

ASCO 2023: eficácia e segurança de trastuzumabe biossimilar no tratamento adjuvante do câncer de mama HER-2 positivo

O congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO 2023) foi realizado no período de 2 a 6 de junho, e o time de experts do MOC esteve presente preparando uma cobertura sobre os estudos de maior relevância apresentados nesta edição.

Entre os trabalhos na área de Câncer de Mama, houve a publicação dos dados atualizados de um importante estudo brasileiro multicêntrico observacional prospectivo de mundo real que avalia a efetividade e segurança do primeiro trastuzumabe biossimilar do Brasil no tratamento do câncer de mama HER-2 positivo no cenário adjuvante.1 O resumo contém, principalmente, os dados de segurança do trastuzumabe biossimilar em 59 pacientes, embora o estudo já tenha 162 pacientes incluídos. Os dados de efetividade dessa população irão compor o manuscrito em desenvolvimento .

Para descrever o desenho do estudo e falar sobre os resultados apresentados na ASCO, recebemos neste vídeo exclusivo a Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, que participa do estudo, e o Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC.

Alguns pacientes receberam trastuzumabe biossimilar concomitante com pertuzumabe, mostrando que a combinação do trastuzumabe biossimilar com outro anticorpo monoclonal anti-HER-2 é factível e segura”, explica a Dra. Debora e conclui “é um estudo importante que mostra como a população brasileira tem utilizado o trastuzumabe biossimilar e o quão seguro ele é nessa população não selecionada”.

Apoio:

Libbs-Logo_Institucional_1.Verde_SemSlogan

Referência:

  1. Cardoso ACF, Gagliato DM, Brito NM, Lapa MG, Santos RVC, Magaton E, et al. A prospective real-world study to assess the effectiveness and safety of trastuzumab biosimilar in the adjuvant treatment of HER2-positive breast cancer: Preliminary safety results. American Society of Clinical Oncology (ASCO) Annual Meeting [Internet]. 2023 [acesso em 19 Jun 2023]. Disponível em: https://meetings.asco.org/abstracts-presentations/224865

Material destinado a profissionais de saúde habilitados a dispensar e/ou prescrever medicamentos.
Este material é de uso exclusivo, sem autorização de postagem e/ou compartilhamento.
20 de junho de 2023.

Veja também:

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?