Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

ASCO 2022

Pós-ASCO 2022: Eficácia e segurança de trastuzumabe biossimilar no tratamento adjuvante do câncer de mama HER-2 positivo

Durante o congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO 2022), foram apresentados os resultados preliminares de um importante estudo brasileiro multicêntrico observacional prospectivo de mundo real envolvendo o uso de trastuzumabe biossimilar no tratamento do câncer de mama HER-2 positivo no cenário adjuvante.

A análise demonstrou os dados de segurança de trastuzumabe biossimilar em 42 pacientes com câncer de mama HER-2 positivo inicial, sendo a maioria com doença localizada de risco baixo. Anteriormente ao tratamento adjuvante, 68,8% das pacientes fizeram o tratamento neoadjuvante com a combinação do trastuzumabe biossimilar e pertuzumabe.

Para falar sobre os resultados apresentados na ASCO, bem como sobre o desenho do estudo, preparamos este vídeo exclusivo, com apresentação da Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, que participa do estudo.

Confira também uma discussão sobre a importância dos medicamentos biossimilares na redução de custos do tratamento do paciente oncológico, com moderação do Dr. Romualdo Barroso-Sousa, oncologista e coordenador de pesquisa translacional do Hospital Sírio Libanês de Brasília.

“Cada vez mais a literatura tem valorizado os resultados de estudos de pós-aprovação”, destaca a Dra. Debora, e conclui “na população brasileira, o uso do trastuzumabe biossimilar é factível, seguro e não é associado à maior toxicidade do que se observa na população tratada com o biológico de referência”.

Apoio:

Libbs

 

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?