Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

ASCO 2019

ASCO 2019: Resultados do MONALEESA-7 estabelecem o padrão ouro na primeira linha do câncer de mama metastático RH positivo, HER-2 negativo

No último ASCO Annual Meeting (ASCO 2019), realizado entre os dias 31 maio e 4 de junho em Chicago (EUA), ocorreu a esperada apresentação do estudo fase III MONALEESA-7, com resultados de sobrevida global.

MONALEESA-7 é o primeiro estudo com inibidor de CDK4/6 (ribociclibe) que resultou em aumento de sobrevida global. Um aumento não apenas estatístico, mas também clínico de magnitude inquestionável.

O estudo randomizou pacientes na pré-menopausa ou na perimenopausa com câncer de mama metastático RH positivo, HER-2 negativo para receber em primeira linha ribociclibe em combinação com tamoxifeno ou um IA (letrozol ou anastrozol) e supressão ovariana com gosserrelina.

O trabalho já havia sido apresentado na ASCO 2018, com dados de sobrevida livre progressão, demonstrando ganho significativo para as pacientes que receberam a combinação de ribociclibe com terapia hormonal.

Na atualização apresentada na ASCO 2019, o que se observou foram os dados de sobrevida global, com resultados também significativos, demonstrando sobrevida global prolongada de 70% no grupo da combinação de ribociclibe com terapia hormonal versus 46% no grupo de terapia hormonal isolada, com redução do risco de morte da ordem de 30% no grupo da combinação.

Os resultados da análise reforçam a revolução provocada pelos os inibidores de CDK4/6 nas pacientes com câncer de mama RH positivo, HER-2 negativo.  Até a apresentação dos dados do MONALEESA-7, não havia nenhuma evidência que levasse à perspectiva de mudar a sobrevida global nesse grupo de pacientes.

“Claramente, o MONALEESA-7 estabelece o padrão ouro na primeira linha para pacientes com câncer de mama metastático RH positivo, HER-2 negativo”, afirma Dr. Antonio Carlos Buzaid, editor do MOC.

Referências:

Phase III MONALEESA-7 trial of premenopausal patients with HR+/HER2− advanced breast cancer (ABC) treated with endocrine therapy ± ribociclib: Overall survival (OS) results.

J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr LBA1008)

Apoio:

Novartis_cmyk

Parceria:

banner oncinfo_newhealth_2

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?