Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

ASCO 2019

ASCO 2019: Dr. Jun Ma – Adição de quimioterapia de indução com gencitabina e cisplatina sequencial a radioquimioterapia no carcinoma de nasofaringe avançado locorregional

Dr. Jun Ma, comenta sobre o estudo de sua autoria, apresentado em sessão oral na ASCO 2019, no qual os resultados demonstram que a adição de quimioterapia de indução com gencitabina e cisplatina sequencial a radioquimioterapia com cisplatina foi associada a melhora nos desfechos no carcinoma de nasofaringe avançado locorregional sendo bem tolerada com um perfil de toxicidade favorável.

O esquema gencitabina e cisplatina foi estabelecido como a opção padrão de tratamento de primeira linha para pacientes com carcinoma de nasofaringe avançado recorrente e metastático. No entanto, sua eficácia na doença locorregional avançada ainda não está clara.

O estudo incluiu pacientes com carcinoma de nasofaringe avançado, sem tratamento prévio, em estágio III-IVB não metastático (exceto T3-4N0M0, AJCC 7ª edição), com idade entre 18 e 64 anos sem comorbidades graves. Os paciente foram randomizados para receber quimioterapia de indução com gencitabina e cisplatina (gencitabina 1 g/m2 nos D1 e D8, cisplatina 80 mg/m2 no D1, durante 3 ciclos) seguido de radioquimioterapia (cisplatina 100 mg/m2, durante 3 ciclos, simultaneamente com radioterapia com intensidade modulada -IMRT) ou apenas radioquimioterapia. O desfecho primário foi a sobrevida livre de falha, e o estudo demonstrou benefício na combinação de gencitabina e cisplatina concomitante a radioquimioterapia. Adicionalmente, a sobrevida global, um dos desfechos secundários do estudo, também apresentou benefício estatisticamente significativo com o protocolo de tratamento sequencial.

Referências:

Gemcitabine and cisplatin (GP) induction chemotherapy (IC) plus concurrent chemoradiotherapy (CCRT) versus CCRT alone in locoregionally advanced nasopharyngeal carcinoma (NPC): A phase 3, multicenter, randomized controlled trial.

J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr 6003)

Gemcitabine and Cisplatin Induction Chemotherapy in Nasopharyngeal Carcinoma

Apoio:

banner fleury_libbs

Parceria:

banner oncinfo_newhealth_2

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?