Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

ASCO 2019

ASCO 2019: Dr. Alvaro Alencar – Highlights em Neoplasias Hematológicas

Dr. Alvaro Alencar, editor do MOC-Hemato, comenta as principais apresentações em neoplasias hematológicas da ASCO 2019.

Leucemia Mieloide Aguda

Um estudo randomizado de fase II com CX-01 em combinação à terapia de indução padrão (7+3) para leucemia mielóide aguda (LMA) em pacientes idosos com diagnóstico de LMA elegiveis a terapia intensiva de induçao. Os pacientes foram divididos em três grupos: o primeiro recebeu tratamento padrão, o segundo, tratamento padrão com dose menor de CX-01 e, o terceiro, tratamento padrão com dose maior de CX-01. O grupo que recebeu a dose mais alta demonstrou uma taxa de remissão completa e sobrevida livre de evento encorajadoras sugerindo que CX-01 pode potencializar a eficácia da terapia de indução padrão em LMA, sendo necessário um estudo randomizado para confirmar esses achados.

Leucemia Mielóide Crônica

Apresentação dos resultados do estudo ENESTop após 192 semanas demonstram durabilidade a longo prazo e segurança da remissão livre de tratamento em pacientes com leucemia mielóide crônica na fase crônica após suspensão da segunda linha de nilotinibe. Não houve progressões da doença, mortes devido à LMC ou novas toxicidades desde a análise de 144 semanas, o que reforça os resultados anteriores.

Leucemia Linfóide Crônica (LLC)

Um estudo randomizado de fase II com cladribina mais rituximabe simultâneo versus cladribina mais rituximabe tardio em pacientes com tricoleucemia (hairy cell leukemia) não tratada sugere que a remissão completa e a sobrevida livre de doença residual mínima após a primeira linha de cladribina é maior com a combinação de rituximabe concomitante, sendo necessário um acompanhamento mais longo para determinar se a sobrevida livre de doença residual mínima leva à cura de tricoleucemia, aumento da duração da remissão completa e/ou menor necessidade de terapia adicional.

Estudo multicêntrico de fase 3 CLL14 comparou o tratamento com Venetoclax de duração fixa mais obinutuzumabe (VenG) com clorambucil-obinutuzumabe (ClbG) em pacientes com LLC não tratados previamente e com comorbidades. Os autores concluíram que o VenG de duração fixa induziu taxas de doença mínima residual profundas, altas e duradouras (com baixa taxa de conversão para doença residual mínina positiva em 1 ano após o tratamento), traduzindo-se em melhor sobrevida livre de doença sugerindo que a terapia oral pode ser interrompida sem recorrência rápida.

Mieloma Múltiplo

Resultados do estudo FORTE demonstraram que 4 ciclos de indução de 28 dias com carfilzomibe, lenalidomida e dexametasona (KRd) seguido por transplante autólogo de células-tronco (ASCT) e consolidação de 4 ciclos de KRd (KRd-ASCT-KRd) comparado a 12 ciclos de KRd (KRd12) foram igualmente eficazes, induzindo respostas de alta qualidade, com cerca de 50% dos pacientes de alto risco atingindo a negatividade da doença residual mínima (MRD). Beneficio de ASCT foi mais claro em pacientes de risco intermediario e alto (ISS 2 e 3), reduzindo o risco de recaída precoce.

O estudo CASSIOPEIA, um estudo clínico de fase III, demonstrou benefício clínico na adição de daratumumabe ao esquema bortezomibe, talidomida, dexametasona (VTd) em pacientes com mieloma múltiplo recém-diagnosticado e elegíveis ao transplante, reduzindo significativamente o risco de morte e progressão da doença. A adição de daratumumabe em primeira linha é uma opção a ser considerada nesses pacientes.

Os resultados do estudo COLUMBA, que comparou daratumumabe (DARA) subcutêneo (SC) versus endovenoso (EV) em pacientes com mieloma múltiplo recidivado ou refratário, demonstraram eficácia semelhante e não inferioridade de DARA SC para EV. A mediana de sobrevida livre de progressão foi de 5,6 meses em DARA SC versus 6,16 meses DARA EV (HR 0,99; IC de 95%, 0,78-1,26) e DARA SC apresentou taxas de reações relacionadas à infusão significativamante mais baixas alem de diminuir significativamente o tempo de administração, com um perfil de segurança comparável ao DARA EV.

Linfoma Não-Hodgkin

Resultados finais do estudo AATT não mostraram diferenças significativas na sobrevida global em pacientes jovens recém-diagnosticados com linfoma de células T que receberam transplante alogênico comparado ao transplante autólogo na consolidação do tratamento em primeira linha. Os resultados da terapia de primeira linha em pacientes jovens elegíveis para transplante permanecem pobres e as diretrizes recomendam consolidação com transplante autólogo, em particular, porque casos de recidiva após transplante autólogo podem ser resgatados com sucesso no transplante alogênico.

O estudo de fase III do grupo HOVON responde a uma velha pergunta: a manutenção de rituximabe não oferece benefício adicional em pacientes com linfoma difuso de grandes células B em remissão completa após o tratamento padrão com R-CHOP. Nesse estudo, a manutenção do rituximabe não foi mais eficaz do que o R-CHOP padrão, mostrando as mesmas taxas de remissão completa e sobrevida livre de progressão.

Apoio:

banner fleury_libbs

Parceria:

banner oncinfo_newhealth_2

Referências:

Leucemia Mieloide Aguda

Abstract 7001

A randomized phase II trial of CX-01 with standard therapy in elderly patients with acute myeloid leukemia (AML)

J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr 7001)

http://abstracts.asco.org/239/AbstView_239_270293.html

Leucemia Mielóide Crônica

Abstract 7005

ENESTop 192-week results: Treatment-free remission (TFR) in patients (pts) with chronic myeloid leukemia in chronic phase (CML-CP) after stopping second-line (2L) nilotinib (NIL)

J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr 7005)

http://abstracts.asco.org/239/AbstView_239_250843.html

Leucemia Linfóide Crônica (LLC)

Abstract 7003

Randomized phase II study of cladribine with simultaneous or delayed rituximab in patients with untreated hairy cell leukemia.

J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr 7003)

http://abstracts.asco.org/239/AbstView_239_248307.html

Abstract 7502

Effect of fixed-duration venetoclax plus obinutuzumab (VenG) on progression-free survival (PFS), and rates and duration of minimal residual disease negativity (MRD–) in previously untreated patients (pts) with chronic lymphocytic leukemia (CLL) and comorbidities.

J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr 7502)

http://abstracts.asco.org/239/AbstView_239_263657.html

Mieloma Múltiplo

Abstract 8002

Efficacy of carfilzomib lenalidomide dexamethasone (KRd) with or without transplantation in newly diagnosed myeloma according to risk status: Results from the FORTE trial

J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr 8002)

http://abstracts.asco.org/239/AbstView_239_262867.html

Abstract 8003

Phase 3 randomized study of daratumumab (DARA) + bortezomib/thalidomide/dexamethasone (D-VTd) vs VTd in transplant-eligible (TE) newly diagnosed multiple myeloma (NDMM): CASSIOPEIA Part 1 results.

J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr 8003)

http://abstracts.asco.org/239/AbstView_239_259347.html

Abstract 8005

Efficacy and safety of the randomized, open-label, non-inferiority, phase 3 study of subcutaneous (SC) versus intravenous (IV) daratumumab (DARA) administration in patients (pts) with relapsed or refractory multiple myeloma (RRMM): COLUMBA.

J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr 8005)

http://abstracts.asco.org/239/AbstView_239_265165.html

Linfoma Não-Hodgkin

Abstract 7503

First-line therapy of T-cell lymphoma: Allogeneic or autologous transplantation for consolidation—Final results of the AATT study.

J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr 7503)

http://abstracts.asco.org/239/AbstView_239_268099.html

Abstract 7507

Rituximab maintenance for patients with diffuse large B-cell lymphoma in first complete remission: Results from a randomized HOVON-Nordic Lymphoma Group phase III study.

J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr 7507)

http://abstracts.asco.org/239/AbstView_239_256053.html

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?