Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Melanoma

Ipilimumabe combinado com nivolumabe versus ipilimumabe isolado no melanoma metastático

A combinação de ipilimumabe e nivolumabe mostrou melhores resultados que ipilimumabe isolado em pacientes com melanoma metastático, conforme os dados do estudo de fase II, apresentado na AACR e publicado simultaneamente no The New England Journal of Medicine.

Esse estudo de fase II, duplo-cego, envolveu 142 pacientes com melanoma avançado e sem tratamento anterior, sendo que 109 desses pacientes não apresentaram mutação do gene BRAF. Todos foram randomizados (2:1) para receberem ipilimumabe mais nivolumabe, seguido de nivolumabe isolado (95 pacientes), ou ipilimumabe mais placebo, seguido de placebo (47 pacientes).

Entre os pacientes sem mutações no BRAF, os que receberam ipilimumabe mais nivolumabe tiveram taxa de resposta global de 61%, com 17% de resposta completa. Aqueles que receberam ipilimumabe mais placebo tiveram taxa de resposta global de 11%, sem respostas completas. Entre os pacientes com mutações no BRAF, aqueles que receberam a combinação de drogas tiveram uma taxa de resposta global de 44%, que incluiu 17% de resposta completa.

NIVO + IPI IPI
BRAF mutado (n=33) Taxa de resposta global 44% 17%
BRAF selvagem (n=109) Taxa de resposta global 61% 11%
NIVO + IPI (n=94) IPI (n=47)
PD-L1 positivo ORR, % (IC de 95%) 58% 18%
PD-L1 negativo ORR, % (IC de 95%) 55% 4%

 

Diferente de outros tumores, por exemplo, câncer de pulmão, não houve aparente correlação entre a expressão de PDL1 no tumor e a resposta objetiva.

A combinação de ipilimumabe com nivolumabe resulta em alta taxa de resposta e aumento do tempo livre de progressão, mas as custas de aumento da toxicidade imunomediada. Se for observado aumento de sobrevida global com a combinação, ela deverá se tornar a primeira linha de tratamento, estabelecendo um novo padrão no tratamento do melanoma metastática.

Referência
Postow MA, Chesney J, Pavlick AC, et al. Nivolumab and Ipilimumab versus Ipilimumab in Untreated Melanoma. N Engl J Med 2015, Epub ahead of print, Apr 20.

Raphael Brandão
Ex-residente chefe do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Antonio Carlos Buzaid
Chefe geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?