Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Cabeça e Pescoço

Estudo de fase III não mostrou benefício na quimioterapia de indução em pacientes com câncer de cabeça e pescoço avançado

O objetivo deste estudo de fase III foi determinar se a quimioterapia de indução (QI), antes da quimioterapia concomitante à radioterapia (QRT), poderia melhorar os dados de sobrevida em comparação com QRT isolada em pacientes com carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço (CECCP), N2 ou N3.

O estudo envolveu pacientes com CECCP localmente avançado (N2 ou N3) e randomizou os pacientes em dois braços. O primeiro braço recebeu QRT isolado (braço QRT: docetaxel, 5-FU e hidroxiureia associado à radioterapia 0,15 Gy, 2x/dia, a cada duas semanas). O segundo braço recebeu dois ciclos de QI (docetaxel, 75 mg/m² no D1, cisplatina, 75 mg/m² no D1 e 5-FU, 750 mg/m² do D1 ao D5), seguido de QRT.

Figura 1: Desenho do estudo

2014_09setembro_S1_N01_Fig01

Legenda: a – carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço; b – quimioterapia concomitante a radioterapia; c – quimioterapia de indução.

O objetivo primário foi sobrevida global (SG). Os objetivos secundários incluíram a sobrevivência livre de doença (SLD) e sobrevida livre de recorrência (SLR).

Os resultados encontrados após seguimento mínimo de 30 meses foram:

  • Não houve diferença estatisticamente significante em SG (HR=0,91; IC de 95%: 0,59-1,41);
  • Não houve diferença entre os grupos para SLR e SLD.
  • Toxicidade Grau 3-4 foram mais comuns no grupo que recebeu QI, sendo neutropenia febril (11%) e mucosite (9%) os mais prevalentes.
  • Houveram 4 mortes relacionadas ao tratamento no grupo que recebeu QI.

Referência:
Cohen EE, Karrison TG, Kocherginsky M, et al. Phase III Randomized Trial of Induction Chemotherapy in Patients With N2 or N3 Locally Advanced Head and Neck Cancer. J Clin Oncol 2014;Epub ahead of print, Jul 21.

Antonio Carlos Buzaid
Chefe Geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Raphael Brandão Moreira
Residente Chefe de Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?