Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Gastrintestinal

Estudo CLARINET: lanreotide aumentou a sobrevida livre de progressão em pacientes com tumores neuroendócrinos gastroenteropancreáticos

O estudo CLARINET, publicado recentemente no NEJM, é um estudo de fase III que randomizou 204 pacientes com tumores neuroendócrinos gastroenteropancreáticos para lanreotida, (120 mg uma vez a cada 28 dias, por injeção subcutânea profunda) versus placebo. A maioria dos tumores primários estava no pâncreas (42 a 48%) e, de 28 a 32%, apresentavam Ki-67 entre 3 e 10%. Foi permitido crossover para lanreotida nos pacientes com progressão de doença.

Os resultados encontrados foram:

  • A sobrevida mediana livre de progressão (SLP) não foi atingida no braço da lanreotida e foi de 18 meses no braço placebo (hazard ratio [HR]=0,47; p <0,001).
  • SLP aos 24 meses foi de 65,1% com lanreotida contra 33,0% com placebo.
  • A sobrevida global (SG) não diferiu entre os braços, provavelmente devido ao crossover.
  • Tanto pacientes com tumores neuroendócrinos de intestino delgado (midgut) como aqueles com tumores pancreáticos tiveram benefício com lanreotida, porém o benefício foi mais acentuado em indivíduos com tumores de midgut (HR=0,35; p=0,009; para tumores de midgut versus HR=0,54; p=0,064 para tumores pancreáticos).
  • Pacientes com carga tumoral hepática inferior a 25% tiveram ganho expressivo na SLP (HR=0,34; p=0,0002)

O CLARINET1 assim como o estudo PROMID2, reforçam a eficácia do uso dos análogos da somatostatina em tumores neuroendócrinos de baixo grau.

Referências:

  1. Caplin ME et al. Lanreotide in Nonfunctional Neuroendocrine Tumors. N Engl J Med 371:224, 2014.
  2. Rinke et al. Placebo-Controlled, Double-Blind, Prospective, Randomized Study on the Effect of Octreotide LAR in the Control of Tumor Growth in Patients With Metastatic Neuroendocrine Midgut Tumors: A Report From the PROMID Study Group. J Clin Oncol 27:4656, 2009.

Antônio Carlos Buzaid
Chefe Geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes – Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Raphael Brandão Moreira
Médico Residente de Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes – Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?