Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 12 ● NÚMERO 15

EXPERIÊNCIA CLÍNICA COM APALUTAMIDA E ATUALIZAÇÕES DO ESTUDO TITAN

O tratamento padrão do câncer de próstata avançado passou por importantes modificações ao longo da última década, motivadas pelos resultados favoráveis atingidos através da incorporação de terapias adicionais à supressão de testosterona. Neste contexto, o uso de apalutamida combinada à terapia de privação androgênica para o tratamento de pacientes com diagnóstico de câncer de próstata metastático sensível à castração foi avaliada no estudo de fase III TITAN.

Contemplando uma população bastante ampla, incluindo pacientes com doença de baixo e alto volume, além daqueles com doença recidivada e também metastática ao diagnóstico inicial, o estudo TITAN demonstrou que a combinação de apalutamida ao tratamento neste cenário é associada a benefício em sobrevida global (HR=0,65; p<0,0001) e sobrevida livre de progressão radiográfica (HR=0,48; p<0,0001), objetivos primários do estudo, bem como também demonstrou superioridade nos demais desfechos (tempo até progressão de dor, tempo até evento esquelético e tempo até quimioterapia). Adicionalmente, as análises de segurança e qualidade de vida do estudo TITAN também favorecem o tratamento combinado.1, 2

Confira neste Vídeo-MOC uma revisão completa do estudo TITAN em perspectiva com o cenário atual do tratamento do câncer de próstata, apresentada pelo Dr. Denis Jardim, oncologista do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, seguida de uma discussão de caso clínico moderada pelo Dr. Fernando Cotait Maluf, editor do MOC.

  1. N Engl J Med. 2019 Jul 4;381(1):13-24. 
  2. J Clin Oncol. 2021 Jul 10;39(20):2294-2303.

Apoio:

Janssen_CMYK

Veja também:

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?