Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 12 ● NÚMERO 03

RAMUCIRUMABE NO TRATAMENTO DO CÂNCER COLORRETAL

O sequenciamento terapêutico é um dos pontos principais no manejo do carcinoma colorretal metastático. A abordagem inicial será estabelecida de acordo com diferentes critérios de avaliação, tais como o estado de saúde do paciente, além de integrar também a análise do volume de doença metastática, a lateralidade do tumor primário, perfil molecular e o status de proficiência das enzimas de reparo de DNA do tumor. A escolha do tratamento sistêmico na maioria dos casos será baseada em um protocolo quimioterápico associado a um anticorpo monoclonal, seja ele dirigido ao EGFR ou ao VEGF.

Nesse contexto, ramucirumabe representa uma opção de anticorpo monoclonal dirigido ao receptor 2 do VEGF aprovado pela ANVISA para o tratamento de segunda linha em pacientes portadores de carcinoma colorretal metastático previamente expostos à terapia de primeira linha com dupla de quimioterapia associada a bevacizumabe, baseado no benefício em sobrevida global demonstrado no estudo RAISE (HR=0,84; IC de 95%: 0,73-0,98; p=0,023).1

Nesse Vídeo-MOC, moderado pelo Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC, o Dr. Fabio Kater, oncologista clínico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, apresenta uma revisão sobre os principais estudos avaliando o tratamento sistêmico de pacientes com carcinoma colorretal metastático, bem como as recomendações para estratégias de sequenciamento terapêutico.

Confira o vídeo!

  1. Lancet Oncol 16:499, 2015

Apoio:

Lilly_onco_cmyk

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?