Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Gastrintestinal

Sequenciamento do câncer gástrico avançado – Resultados do estudo RAMIRIS

O uso do anticorpo monoclonal anti-VEGFR-2 ramucirumabe como monoterapia ou associado a paclitaxel tem se consolidado há anos como opção de tratamento na segunda linha dos pacientes com adenocarcinoma gástrico avançado, conforme resultados dos estudos fase III REGARD e RAINBOW, respectivamente.

Existe, no entanto, uma preocupação em termos de resistência cruzada quando se trata da população de pacientes que já utilizou taxano ou algum esquema de terapia tripla na primeira linha. Nesse contexto, qual seria o papel de ramucirumabe em um regime de backbone de quimioterapia sem resistência cruzada?

Para falar sobre esse tema, preparamos este vídeo exclusivo sobre os dados do importante estudo fase II RAMIRIS, que randomizou 110 pacientes para receber FOLFIRI + ramucirumabe versus paclitaxel + ramucirumabe na segunda linha do adenocarcinoma gastroesofágico avançado, podendo os pacientes terem sido expostos ou não a docetaxel na primeira linha.

“O estudo RAMIRIS, embora seja um trabalho pequeno de fase II, mostrou que o esquema de FOLFIRI associado a ramucirumabe parece proporcionar os mesmos resultados de paclitaxel com ramucirumabe na segunda linha.  Os benefícios são extensivos inclusive para os pacientes que já tinham utilizado taxanos na primeira linha”, comenta o Dr. Fabio Kater, oncologista clínico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e coordenador da oncologia da unidade do Hospital BP Mirante.

Confira no vídeo os resultados do estudo.

Apoio:

Lilly_onco_cmyk

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?