Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 11 ● NÚMERO 12

IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DE DOSE DENSIDADE DA QUIMIOTERAPIA COM PEGFILGRASTIM ON-BODY INJECTOR (OBI)

A densidade e a intensidade de dose são fatores de grande importância no tratamento oncológico utilizando quimioterapia. Uma recente metanálise de dados individuais avaliando o tratamento adjuvante de pacientes com câncer de mama demonstrou que o uso de regimes de dose densa é associado a uma redução do risco de morte da ordem de 14% em tumores triplo-negativos (RR=0,86; IC de 95%: 0,79-0,93; 2p=0,0002) e de 13% nos tumores luminais (RR=0,87; IC de 95%: 0,82-0,94; 2p=0,0001) quando comparado ao uso de regimes-padrão [Lancet. 2019 Apr 6;393(10179):1440-1452]. Adicionalmente, diferentes estudos demonstram benefício em sobrevida global com o uso de regimes de tratamento quimioterápicos com intensidade de dose maiores [J Natl Compr Canc Netw. 2019 Aug 1;17(8):957-967 ; Natl Cancer Inst. 1998 Aug 19;90(16):1205-11].

Como uma maneira de oferecer maior segurança na administração de regimes quimioterápicos de dose densa e reduzir o risco de atrasos na quimioterapia e de redução de doses, o uso de fatores estimuladores de colônias de granulócitos é recomendado (categoria 1) em diretrizes internacionais [J Natl Compr Canc Netw. 2020 Jan;18(1):12-22].

A recente aprovação pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do autoinjetor automático pegfilgrastim On-body injector (OBI) se apresenta como uma excelente opção nesse sentido, ao oferecer aos pacientes o benefício do uso de um fator estimulador de colônia de granulócitos, enquanto permite a administração da medicação com maior comodidade e sem a necessidade de visitas adicionais aos serviços de saúde1, 2 e 3.

Confira neste Vídeo-MOC, apresentado pela Dra. Debora de Melo Gagliato, oncologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo e moderado pelo Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC, uma apresentação sobre o impacto da densidade e intensidade de dose no tratamento oncológico, bem como os dados que comprovam a segurança e a eficácia do pegfilgrastim On-body injector (OBI).

Apoio:

Logo_Amgen

  1. Bula Neulastim On-Body Injector aprovada na ANVISA em 29 de junho 2020.
  2. Johnson P, Essoi BL, White Jc, et al. Survey of Oncology Clinic Personnel Resource utilization associated with prophylactic Pegfilgrastim adminstered by On-Body injector (OBI) or manual injection. Support Care Cancer. 2016, eP163.
  3. Hauber B, Mange B, Price MA, et al. Administration options for pegfilgrastim prophylaxis: patient and physician preferences from a cross-sectional survey. Support Care Cancer. 2018;26:251-260.

Material aprovado em setembro 2020 | PR-NEUL-BRA-000068

Material promocional aprovado de acordo com as regulamentações locais, destinado apenas aos profissionais da saúde habilitados a prescrever e/ou dispensar medicamentos. A Amgen® recomenda o uso de seus medicamentos, de acordo com a aprovação regulatória local. Todas as referências citadas neste material estão disponíveis mediante solicitação dos profissionais da saúde ao SIC (Serviço de Informações Científicas), através do número gratuito 0800 742 0800 e/ou e-mail [email protected].

As informações contidas neste e-mail destinam-se apenas aos profissionais da saúde e não devem ser copiadas os distribuídas a qualquer pessoa que não seja o destinatário a quem se destina. Você está recebendo este e-mail, pois consentiu o envio de e-mails e SMS por parte da Amgen®. Você pode revogar seu consentimento sem efeitos retroativos ou se opor ao envio de comunicações por e-mail. Para isso cancele sua inscrição aqui. A Amgen® está comprometida em respeitar sua privacidade de acordo com todas legislações, regulamentações e boas práticas aplicáveis por meio das Práticas de Privacidade de Dados da Amgen®. Para mais informações, visite https://www.amgen.com.br/privacystatement/

Amgen_LogoSAC e SIC

 

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?