Continue sua leitura
VOLUME 11 ● NÚMERO 12
IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DE DOSE DENSIDADE DA QUIMIOTERAPIA COM PEGFILGRASTIM ON-BODY INJECTOR (OBI)
A densidade e a intensidade de dose são fatores de grande importância no tratamento oncológico utilizando quimioterapia. Uma recente metanálise de dados individuais avaliando o tratamento adjuvante de pacientes com câncer de mama demonstrou que o uso de regimes de dose densa é associado a uma redução do risco de morte da ordem de 14% em tumores triplo-negativos (RR=0,86; IC de 95%: 0,79-0,93; 2p=0,0002) e de 13% nos tumores luminais (RR=0,87; IC de 95%: 0,82-0,94; 2p=0,0001) quando comparado ao uso de regimes-padrão [Lancet. 2019 Apr 6;393(10179):1440-1452]. Adicionalmente, diferentes estudos demonstram benefício em sobrevida global com o uso de regimes de tratamento quimioterápicos com intensidade de dose maiores [J Natl Compr Canc Netw. 2019 Aug 1;17(8):957-967 ; Natl Cancer Inst. 1998 Aug 19;90(16):1205-11].
Como uma maneira de oferecer maior segurança na administração de regimes quimioterápicos de dose densa e reduzir o risco de atrasos na quimioterapia e de redução de doses, o uso de fatores estimuladores de colônias de granulócitos é recomendado (categoria 1) em diretrizes internacionais [J Natl Compr Canc Netw. 2020 Jan;18(1):12-22].
A recente aprovação pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do autoinjetor automático pegfilgrastim On-body injector (OBI) se apresenta como uma excelente opção nesse sentido, ao oferecer aos pacientes o benefício do uso de um fator estimulador de colônia de granulócitos, enquanto permite a administração da medicação com maior comodidade e sem a necessidade de visitas adicionais aos serviços de saúde1, 2 e 3.
Confira neste Vídeo-MOC, apresentado pela Dra. Debora de Melo Gagliato, oncologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo e moderado pelo Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC, uma apresentação sobre o impacto da densidade e intensidade de dose no tratamento oncológico, bem como os dados que comprovam a segurança e a eficácia do pegfilgrastim On-body injector (OBI).
Apoio:
- Bula Neulastim On-Body Injector aprovada na ANVISA em 29 de junho 2020.
- Johnson P, Essoi BL, White Jc, et al. Survey of Oncology Clinic Personnel Resource utilization associated with prophylactic Pegfilgrastim adminstered by On-Body injector (OBI) or manual injection. Support Care Cancer. 2016, eP163.
- Hauber B, Mange B, Price MA, et al. Administration options for pegfilgrastim prophylaxis: patient and physician preferences from a cross-sectional survey. Support Care Cancer. 2018;26:251-260.
Material aprovado em setembro 2020 | PR-NEUL-BRA-000068
Material promocional aprovado de acordo com as regulamentações locais, destinado apenas aos profissionais da saúde habilitados a prescrever e/ou dispensar medicamentos. A Amgen® recomenda o uso de seus medicamentos, de acordo com a aprovação regulatória local. Todas as referências citadas neste material estão disponíveis mediante solicitação dos profissionais da saúde ao SIC (Serviço de Informações Científicas), através do número gratuito 0800 742 0800 e/ou e-mail sicbrasil@amgen.com.
As informações contidas neste e-mail destinam-se apenas aos profissionais da saúde e não devem ser copiadas os distribuídas a qualquer pessoa que não seja o destinatário a quem se destina. Você está recebendo este e-mail, pois consentiu o envio de e-mails e SMS por parte da Amgen®. Você pode revogar seu consentimento sem efeitos retroativos ou se opor ao envio de comunicações por e-mail. Para isso cancele sua inscrição aqui. A Amgen® está comprometida em respeitar sua privacidade de acordo com todas legislações, regulamentações e boas práticas aplicáveis por meio das Práticas de Privacidade de Dados da Amgen®. Para mais informações, visite https://www.amgen.com.br/privacystatement/
Veja também:
- [DICA] Dica – Manejo do rash cutâneo relacionado à terapia anti-EGFR
- [NOTÍCIA] Dispositivo de administração programada de Neulastim® é aprovado no Brasil