Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 11 ● NÚMERO 10

INIBIDORES DE ICDK4/6 NÃO SÃO TODOS IGUAIS (FOCO EM ABEMACICLIBE).

A incorporação dos inibidores de ciclinas no tratamento do câncer de mama recorrente ou avançado é associada a benefícios clínicos altamente significativos. Essa classe de medicamentos atua na regulação do ciclo celular através da inibição seletiva das quinases dependentes de ciclinas 4 e 6 (CDK4/6), interrompendo assim a proliferação celular tumoral desordenada.

Nesse cenário, três diferentes drogas – palbociclibe, ribociclibe e abemaciclibe – são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em indicações de tratamento semelhantes, contemplando tanto o seu uso combinado a um inibidor da aromatase quanto a combinação com fulvestranto, ambos no cenário de doença avançada. Uma exceção é abemaciclibe, o qual também possui aprovação adicional como monoterapia em pacientes que malograram a terapia endócrina e até duas linhas de quimioterapia.

Apesar de serem moléculas com grande similaridade estrutural e indicações de uso bastante semelhantes, uma análise mais aprofundada nos trabalhos que avaliaram a eficácia e a segurança dessas drogas pode auxiliar na escolha do melhor tratamento na prática clínica.

Confira nesse Vídeo-MOC uma apresentação dos mais relevantes estudos clínicos que avaliaram essas medicações, bem como dicas práticas para o acompanhamento da sua utilização no dia a dia, apresentados pelo Dr. Antonio C. Buzaid, diretor médico geral de oncologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e membro do comitê gestor do centro de oncologia família Dayan-Daycoval do Hospital Israelita Albert Einstein. Ao final da apresentação, confira também uma discussão sobre o tema com a Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Apoio:

Lilly_onco_cmyk

Veja também:

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?