Continue sua leitura
Crizotinibe recebe aprovação para tratamento de tumor raro nos EUA
Em 14 de julho de 2022, o FDA (Food and Drug Administration) aprovou o inibidor de ALK crizotinibe para pacientes adultos e pediátricos (≥ 1 ano de idade) com tumor miofibroblástico inflamatório irressecável, recidivado ou refratário apresentando alteração de ALK.
A eficácia e segurança do tratamento foram avaliadas em 14 pacientes pediátricos do estudo ADVL0912 e 7 pacientes adultos do estudo A8081013. Dentre os 14 pacientes pediátricos, a taxa de resposta, principal desfecho de eficácia avaliado, foi de 86% conforme comitê revisor independente, com duração de resposta ≥ 12 meses em 58% deles. Já na população adulta, 5 dentre os 7 pacientes apresentaram resposta ao tratamento, incluindo 1 resposta completa, com duração de resposta ≥ 12 meses em 2 pacientes. Os efeitos adversos mais frequentes apresentados na população pediátrica foram vômito, náusea, diarreia, dor abdominal, rash cutâneo, alteração visual, infecção do trato respiratório superior, tosse, febre, dor musculoesquelética, fadiga, edema, constipação e cefaleia. Na população adulta, os eventos adversos mais frequentes foram alterações visuais, náusea e edema.
A dose de tratamento recomendada na população adulta é crizotinibe 250 mg, via oral, duas vezes ao dia. Já na população pediátrica, é recomendado o uso de crizotinibe 280 mg/m2, via oral, duas vezes ao dia.
Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida
Veja também: