Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

Resultados positivos na avaliação inicial da formulação subcutânea de atezolizumabe

A farmacêutica Genentech®, membro do Grupo Roche®, anunciou em 02 de agosto de 2022 que o estudo IMscin001 atingiu seus objetivos coprimários. Trata-se de um estudo fase III de não-inferioridade avaliando a farmacocinética de atezolizumabe subcutâneo em comparação à apresentação intravenosa padrão no tratamento do câncer de pulmão de células não pequenas avançado após exposição prévia a quimioterapia baseada em platina.

O estudo incluiu 371 pacientes e os objetivos secundários foram a avaliação de segurança, imunogenicidade, desfechos relatados por pacientes e eficácia.

Segundo a empresa, a administração subcutânea de atezolizumabe reduz o tempo de tratamento para 3-8 minutos por injeção, em comparação aos 30-60 minutos habituais com o uso da formulação padrão administrada via intravenosa.

O desenvolvimento de terapias administradas por via subcutânea está de acordo com múltiplos estudos sugerindo que pacientes oncológicos têm preferência por esta via de administração devido a redução na dor e desconforto, facilidade de administração e menor duração das sessões de tratamento em comparação ao tratamento por via intravenosa.

Também desenvolvidos pela Roche®, já estão disponíveis no Brasil as apresentações de trastuzumabe administrado por via subcutânea e a combinação de trastuzumabe e pertuzumabe em doses fixas (Phesgo®).

Os resultados do estudo IMscin001 serão divulgados em um congresso médico em breve e submetidos para a aprovação das agências regulatórias globalmente.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?