Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 12 ● NÚMERO 17

TRASTUZUMABE E PERTUZUMABE SUBCUTÂNEO NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA: PONTOS RELEVANTES E DESENVOLVIMENTO DE PHESGO®

Os anticorpos monoclonais representam uma importante classe de medicamentos no tratamento oncológico, sendo considerados muitas vezes como fundamentais no tratamento de diferentes neoplasias. Especificamente no caso do câncer de mama HER-2 positivo, o uso da combinação de trastuzumabe e pertuzumabe representou uma mudança no paradigma desta doença, tanto em cenários mais precoces, com a doença inicial localizada, bem como no caso da doença metastática. Como forma de otimizar o tratamento com estas medicações, cujos benefícios são inquestionáveis, o desenvolvimento de formulações de administração subcutânea tem sido explorado em estudos clínicos.

Em um dos primeiros estudos a demonstrar a viabilidade desta estratégia, a formulação subcutânea de trastuzumabe foi avaliada no estudo HannaH, que demonstrou a não-inferioridade em avaliações de farmacocinética e eficácia quando comparado à administração da formulação intravenosa, levando assim à aprovação da droga pelas agências regulatórias.1

Ampliando ainda mais estas opções, a combinação de trastuzumabe e pertuzumabe também foi recentemente desenvolvida em formulação subcutânea combinada a hialuronidase humana recombinante no fármaco PHESGO®. As avaliações de farmacocinética, eficácia, segurança e preferência das pacientes do tratamento com PHESGO® foram conduzidas nos estudos FeDeriCa e PHranceSCa, confirmando todos os benefícios associados a esta formulação,2 e 3 que já possui aprovação pelo FDA (Food and Drug Administration) desde julho de 2020 e recentemente pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), anunciada em 13 de dezembro de 2021.

Veja neste Vídeo-MOC uma apresentação sobre os principais estudos e pontos relevantes do desenvolvimento de PHESGO® apresentados pelo Dr. Carlos Barrios, seguido de uma discussão sob a moderação do Dr. Antonio C. Buzaid, ambos editores do portal MOC.

  1. Lancet Oncol. 2012 Sep;13(9):869-78. 
  2. Lancet Oncol. 2021 Jan;22(1):85-97. 
  3. Eur J Cancer. 2021 Jul;152:223-232.

Apoio:

Roche_azul_cmyk

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?