Continue sua leitura
Resultados positivos na avaliação inicial da formulação subcutânea de atezolizumabe
A farmacêutica Genentech®, membro do Grupo Roche®, anunciou em 02 de agosto de 2022 que o estudo IMscin001 atingiu seus objetivos coprimários. Trata-se de um estudo fase III de não-inferioridade avaliando a farmacocinética de atezolizumabe subcutâneo em comparação à apresentação intravenosa padrão no tratamento do câncer de pulmão de células não pequenas avançado após exposição prévia a quimioterapia baseada em platina.
O estudo incluiu 371 pacientes e os objetivos secundários foram a avaliação de segurança, imunogenicidade, desfechos relatados por pacientes e eficácia.
Segundo a empresa, a administração subcutânea de atezolizumabe reduz o tempo de tratamento para 3-8 minutos por injeção, em comparação aos 30-60 minutos habituais com o uso da formulação padrão administrada via intravenosa.
O desenvolvimento de terapias administradas por via subcutânea está de acordo com múltiplos estudos sugerindo que pacientes oncológicos têm preferência por esta via de administração devido a redução na dor e desconforto, facilidade de administração e menor duração das sessões de tratamento em comparação ao tratamento por via intravenosa.
Também desenvolvidos pela Roche®, já estão disponíveis no Brasil as apresentações de trastuzumabe administrado por via subcutânea e a combinação de trastuzumabe e pertuzumabe em doses fixas (Phesgo®).
Os resultados do estudo IMscin001 serão divulgados em um congresso médico em breve e submetidos para a aprovação das agências regulatórias globalmente.
Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida
Veja também: