Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Neoplasias Hematológicas

Anticorpo monoclonal anti-interleucina-6 (IL-6) é aprovado pelo FDA para a doença de Castleman

A doença de Castleman multicêntrica é uma doença linfoproliferativa rara e caracterizada por adenomegalias, hepato-esplenomegalia, febre, astenia, sudorese noturna, perda de peso, perda de apetite, náusea, vômito e neuropatia sensorial periférica. Muitos dos sintomas são ocorrem devido à produção desregulada da IL-6.  Na forma unicêntrica, a doença de Castleman apresenta adenomegalia localizada sem sintomas constitucionais ou organomegalia, sendo o tratamento cirúrgico seguido ou não de radioterapia. Na forma multicêntrica não há uma terapia padrão, sendo geralmente empregado rituximabe associado ou não a quimioterapia e/ou agentes antivirais.

Um estudo randomizou 79 pacientes com doença de Castleman HIV e HHV-8 negativos, entre 2010 e 2013, com razão 2:1 para siltuximabe + terapia de suporte (n=53) ou terapia de suporte + placebo (n=26)¹. O siltuximabe foi administrado a cada 3 semanas na dose de 11 mg/kg. O crossover do grupo placebo para o grupo do siltuximabe foi permitido após a progressão. O desfecho primário foi a resposta tumoral (definida como parcial ou completa) e clínica por um período de  ≥ 18 meses.

Um maior índice de resposta tumoral e clínica foi observado no grupo do siltuximabe (34%; 1RC e 17 RP) versus 0% no grupo placebo (p=0,0012), a resposta durou uma mediana de 340 dias no grupo do siltuximabe. O tempo mediano para falha de tratamento não foi alcançado no grupo do siltuximabe e foi de 134 dias no grupo placebo (p=0,0084) e o tempo mediano para o próximo tratamento não foi alcançado e de 280 dias, respectivamente (p=0,0013). Resposta sintomatológica foi de 57% no grupo do siltuximabe versus 0% no grupo placebo (p=0,0002). Os índices de provas inflamatórias como VHS e proteína C reativa diminuíram no grupo do siltuximabe. De modo geral o siltuximabe foi bem tolerado, sendo os efeitos adversos mais comuns fadiga, rash (28%), prurido (28%), infecção de vias aéreas superiores (26%), ganho de peso (19%) e hiperuricemia (11%). Dentre os eventos de grau maior ou igua a 3, foram observados hipercalcemia, hiperidrose, neutropenia, trombocitopenia, hipertensão e ganho de peso. Em um estudo de extensão o uso prolongado do siltuximabe foi bem tolerado com respostas em alguns casos que perduram por anos².

Esse é o primeiro estudo randomizado realizado na doença de Castleman e o siltuximabe a primeira droga aprovada para essa doença. A associação com o HIV e HHV-8 é comum, porém, na presença desses vírus, o siltuximabe não apresentou similar atividade contra o IL-6 em estudos pré-clínicos, por isso esse agente recebe aprovação somente nos casos de doença de Castleman multicentro, quando não associado ao HIV e HHV-8. A IL-6 contribui para a patogenia de outras doenças como artrite reumatoide e doença de Still. Cada vez mais as doenças deixam de ser classificadas com base em acometimento anatômico (articulações, pulmão, coração, fígado, etc.) e passam a ser abordadas com base em perfil fisiopatogênico, ou seja, a desregulação proteica e/ou celular que leva a doença.

Referências

  1. Raymond S Wong, Corey Casper, Nikhil Munshi, et al. A Multicenter, Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study Of The Efficacy and Safety Of Siltuximab, An Anti-Interleukin-6 Monoclonal Antibody, In Patients With Multicentric Castleman’s Disease. Blood 122:505, 2013.
  2. Frits Van Rhee, Corey Casper, Peter M Voorhees, et al. An Open-Label, Phase 2, Multicenter Study Of The Safety Of Long-Term Treatment With Siltuximab (an Anti-Interleukin-6 Monoclonal Antibody) In Patients With Multicentric Castleman’s Disease. Blood 122:1806, 2013.

Phillip Scheinberg
Chefe da Hematologia do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Raphael Brandão Moreira
Residente Chefe de Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?