Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Dicas

Dica – Manejo de pneumonite associada ao uso de trastuzumabe deruxtecano

Os anticorpos conjugados a drogas são medicações que estarão cada vez mais frequentes na prática clínica de indivíduos com tumores sólidos.

No cenário do câncer de mama HER-2 positivo avançado, a molécula DS-8201 (trastuzumabe deruxtecano), já aprovada nos EUA e esperada no Brasil, é uma importante opção, com atividade clínica significativa nessa população. No entanto, os dados do estudo DESTINY1-Breast01, que levou à aprovação de trastuzumabe deruxtecano no final de 2019, evidenciam a atenção especial que deve ser dada ao risco de pneumonite associada ao uso dessa nova medicação.

Para colocar em pauta esse assunto, preparamos este MOC-Dicas, com apresentação da Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Confira no vídeo uma breve revisão sobre o mecanismo de ação de trastuzumabe deruxtecano e as complicações associadas ao seu uso, sobretudo a pneumonite. Saiba como deve ser realizado o manejo rigoroso e preciso desse importante efeito adverso para que as pacientes possam se beneficiar do tratamento.

 Confira também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?