Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Cobertura de congressos

San Antonio 2020: Estudo SOLAR-1: análise da mutação PIK3CA no sangue versus tecido

No último San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS) 2020 Virtual Meeting, realizado entre os dias 8 e 12 de dezembro, foi apresentada a atualização do estudo fase III SOLAR-1, com dados relativos à análise da mutação PIK3CA no sangue versus tecido em pacientes com câncer de mama.

Na análise, a sensibilidade do DNA Tumoral Circulante (ctDNA) mostrou-se baixa, da ordem de 60%, corroborando a importância da realização de teste reflexo para avaliação da mutação PIK3CA em tecido no caso de ctDNA negativo.

Para comentar os resultados dessa importante atualização, preparamos este vídeo, com apresentação Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC, e da Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

“Não podemos deixar de avaliar pacientes que possam se beneficiar de alpelisibe combinado a fulvestranto, explica Dra. Debora referindo-se ao teste da mutação em tecido e ao tratamento aprovado para as pacientes que apresentam mutação somática no PIK3CA. “No Brasil, felizmente o programa que a Novartis® tem é feito no tecido, o que é muito bom porque obviamente esse realmente é o padrão ouro”, completa Dr. Buzaid.

Apoio:

marca_Novartis_transparente

Veja também:

 

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?