Continue sua leitura
San Antonio 2020: Estudo SOLAR-1: análise da mutação PIK3CA no sangue versus tecido
No último San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS) 2020 Virtual Meeting, realizado entre os dias 8 e 12 de dezembro, foi apresentada a atualização do estudo fase III SOLAR-1, com dados relativos à análise da mutação PIK3CA no sangue versus tecido em pacientes com câncer de mama.
Na análise, a sensibilidade do DNA Tumoral Circulante (ctDNA) mostrou-se baixa, da ordem de 60%, corroborando a importância da realização de teste reflexo para avaliação da mutação PIK3CA em tecido no caso de ctDNA negativo.
Para comentar os resultados dessa importante atualização, preparamos este vídeo, com apresentação Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC, e da Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
“Não podemos deixar de avaliar pacientes que possam se beneficiar de alpelisibe combinado a fulvestranto”, explica Dra. Debora referindo-se ao teste da mutação em tecido e ao tratamento aprovado para as pacientes que apresentam mutação somática no PIK3CA. “No Brasil, felizmente o programa que a Novartis® tem é feito no tecido, o que é muito bom porque obviamente esse realmente é o padrão ouro”, completa Dr. Buzaid.
Apoio:
Veja também:
- [NOTÍCIA] O que muda no MOC após a ESMO 2020
- [NOTÍCIA] Nova opção de terapia oral para o câncer de mama aprovada no Brasil
- [NOTÍCIA] Primeiro inibidor de PI3K aprovado para o tratamento do câncer de mama nos EUA