Continue sua leitura
VOLUME 12 ● NÚMERO 13
CÂNCER DE MAMA HER-2 POSITIVO COM DOENÇA EM SNC
O manejo das metástases no sistema nervoso central (SNC) é um desafio no tratamento oncológico. Particularmente no cenário do câncer de mama avançado, a incidência do desenvolvimento de metástases ao longo da história natural da doença é de grande relevância, principalmente considerando os tumores de subtipo triplo-negativo e HER-2 positivo. Desta maneira, o rastreio e manejo das lesões no SNC é um tema de debate frequente no tratamento desta patologia.
A evolução do tratamento sistêmico da doença HER-2 positiva, com a recente aprovação de novas drogas, tanto no cenário internacional quanto no Brasil, além dos estudos recentes demonstrando a eficácia e segurança de técnicas modernas de radioterapia trazem à tona este cenário ainda não totalmente claro na literatura acerca da seleção de estratégia terapêutica, porém com resultados cada vez mais favoráveis.
Confira no Vídeo MOC acima duas enriquecedoras apresentações pela Dra. Debora de Melo Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, e o Dr. Pedro Zanuncio, médico radioterapeuta da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, acerca das inovações no tratamento sistêmico e radioterápico do câncer de mama avançado. Na sequência, os especialistas debatem juntamente com o Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC, algumas questões de ordem prática que o médico oncologista enfrenta na sua rotina frente a este cenário de doença.
Apoio: