Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 12 ● NÚMERO 12

TRASTUZUMABE DERUXTECANA EM CÂNCER DE MAMA
(ESTUDO DESTINY-BREAST01)

O tratamento do câncer de mama avançado HER-2 positivo passou por grandes avanços nas últimas décadas, motivados pelos contínuos desenvolvimento e incorporação de novas drogas para o manejo desta doença, o que resultou em uma evidente melhora no prognóstico destas pacientes com o passar do tempo.

O sequenciamento terapêutico habitualmente envolve o uso dos anticorpos trastuzumabe e pertuzumabe na primeira linha, além do trastuzumabe entansina na segunda linha, porém os tratamentos subsequentes são variáveis, sendo este um cenário até então carente de opções de tratamento ativas.

Neste contexto, a recente aprovação de trastuzumabe deruxtecana pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apresenta-se como uma sólida opção de tratamento para pacientes previamente expostas a duas linhas de terapia anti-HER-2. A aprovação foi baseada nos dados do estudo de fase II DESTINY-Breast01, que avaliou o uso do anticorpo conjugado a droga em 249 pacientes, demonstrando alta eficácia, com taxa de resposta de 61,4%, duração de resposta de 20,8 meses, sobrevida livre de progressão de 19,4 meses e sobrevida global de 24,6 meses. Adicionalmente, a droga demonstrou um perfil de segurança favorável, com baixas taxas de toxicidades de graus ≥ 31.

Confira neste Vídeo-MOC moderado pelo Dr. Buzaid, editor do MOC, uma apresentação conduzida pela Dra. Debora de Melo Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, acerca dos dados mais importantes no estudo que motivou a aprovação de trastuzumabe deruxtecana no Brasil!

  1. Modi S, et al. SABCS 2020.

Apoio:

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?