Continue sua leitura
VOLUME 09 ● NÚMERO 03
RIBOCICLIBE, UM INIBIDOR DE CDK4/6, NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA METASTÁTICO RH+, HER-2 NEGATIVO.
O tema do Vídeo-MOC Vol. 09 – Núm. 03 é novo medicamento aprovado para o tratamento do câncer de mama luminal, o inibidor de CDK4/6 ribociclibe.
Com apresentação do Dr. Antonio Carlos Buzaid, este Vídeo-MOC traz dados de dois importantes estudos que avaliaram o uso de ribociclibe em combinação com inibidor de aromatase (IA) na primeira linha, MONALEESA-2 e MONALEESA-7.
O estudo fase III MONALEESA-2 comparou ribociclibe associado à letrozol versus placebo e letrozol como terapia de primeira linha em pacientes em menopausa com câncer de mama metastático RH+/HER-2–.
O estudo MONALEESA-7 selecionou especificamente pacientes com câncer de mama RH+/HER-2– na pré e na perimenopausa para receberem ribociclibe em combinação com tamoxifeno ou um IA (letrozol ou anastrozol) e supressão ovariana com gosserrelina.
Ambos os estudos mostraram que ribociclibe em combinação com inibidor de aromatase (IA) na primeira linha aumenta a Sobrevida Livre de Progressão (SLP) quando comparado com inibidor isolado tanto na pré quanto na pós-menopausa. Este aumento supera, em muito, o Tempo Livre de Progressão (TLP) habitualmente observado com quimioterapia.
Essa aprovação é de grande importância e representa uma mudança de paradigma no tratamento de primeira linha dos pacientes com câncer de mama metastático luminal. Em vez que quimioterapias agressivas na primeira linha, agora os inibidores CDK4/6 assumem papel importante junto com a hormonioterapia.
Publicado em 31/07/2018.
Apoio:
Veja também: