Continue sua leitura
VOLUME 13 ● NÚMERO 14
IMUNOTERAPIA EM CÂNCER DE MAMA LOCALIZADO – ESTUDO KEYNOTE 522
O tratamento do câncer de mama triplo negativo com doença localizada é um tema amplamente discutido e alvo de pesquisas na atualidade. Uma das estratégias mais promissoras é o uso da quimioimunoterapia.
Neste contexto, os dados do estudo KEYNOTE-522 demonstraram que a adição do anticorpo anti-PD-1 ao tratamento quimioterápico resultou em aumento da taxa de resposta patológica completa (64,8% versus 51,2%), além de demonstrar um benefício estatística e clinicamente significativo em sobrevida livre de eventos (HR=0,63; IC de 95% 0,48-0,82; p=0,00031), com taxas de 84,5% versus 76,8% aos 36 meses de seguimento.1 e 2 Estes resultados confirmam o benefício do uso dessa estratégia terapêutica com a incorporação de pembrolizumabe ao tratamento neoadjuvante do câncer de mama triplo negativo.
Entretanto, algumas questões ainda estão abertas no sequenciamento do tratamento neoadjuvante com pembrolizumabe, como a seleção da melhor estratégia de tratamento adjuvante no caso de ausência de resposta patológica completa e também como tratar pacientes com mutações germinativas de BRCA.
A Dra. Debora de Melo Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, apresenta neste Vídeo-MOC dados bastante relevantes sobre o uso de quimioimunoterapia no tratamento do câncer de mama triplo negativo com doença inicial, e na sequência participa de uma discussão com o Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC, e o Dr. Fabrício Palermo Brenelli, mastologista coordenador do Departamento de Mastologia do Centro de Oncologia da BP e Professor Dr. Assistente da Divisão de Oncologia Mamária do CAISM-UNICAMP.
- N Engl J Med. 2020 Feb 27;382(9):810-821.
- Schmid P, et al: KEYNOTE-522: Phase 3 study of neoadjuvant pembrolizumab plus chemotherapy versus placebo plus chemotherapy, followed by adjuvant pembrolizumab versus placebo for early-stage triple-negative breast cancer. ESMO Virtual Plenary. Abstract VP7-2021.
Apoio:
Veja também: