Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 13 ● NÚMERO 07

CÂNCER DE MAMA | OPÇÕES DE TRATAMENTO ATUAL DA DOENÇA HER-2 POSITIVO AVANÇADA EM PRIMEIRA LINHA
PODEMOS CURAR DOENÇA METASTÁTICA HER-2 POSITIVO?

Nas últimas duas décadas, o tratamento do câncer de mama HER-2 positivo metastático evoluiu de sobremaneira, através do desenvolvimento e incorporação de novas terapias para este cenário. Desde os estudos iniciais, que demonstraram ganhos em taxa de resposta, sobrevida livre de progressão e sobrevida global através da incorporação de trastuzumabe ao regime quimioterápico,1 até os resultados, considerados inovadores, da utilização da associação de trastuzumabe e pertuzumabe à quimioterapia de primeira linha, no estudo CLEOPATRA,2 os anticorpos anti-HER-2 se estabeleceram como parte fundamental do tratamento da doença HER-2 positiva metastática.

Frente a tantos resultados favoráveis, uma questão ainda permanece em aberto: “seria possível oferecer tratamento curativo para uma paciente com doença HER-2 positiva metastática?”.

Neste Vídeo-MOC, a Dra. Debora de Melo Gagliato, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, apresenta uma revisão completa sobre o desenvolvimento e a importância dos anticorpos anti-HER-2 no tratamento da doença metastática e, na sequência, participa de um debate com o Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC, sobre as perspectivas atualmente oferecidas no tratamento de pacientes com doença nesse cenário.

  1. N Engl J Med. 2001 Mar 15;344(11):783-92.
  2. Lancet Oncol. 2020 Apr;21(4):519-530.

Apoio:

Roche_azul_80x45

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?