Continue sua leitura
VOLUME 13 ● NÚMERO 05
MAGNITUDE DO BENEFÍCIO CLÍNICO E ANÁLISE DE VALOR EM ONCOLOGIA
O cenário atual da oncologia tem sido repleto de resultados favoráveis em diferentes estudos avaliando estratégias modernas de tratamento e o uso de medicamentos inovadores, desenvolvidos na última década.
Entretanto, a avaliação crítica dos dados desses estudos clínicos e a tradução da magnitude desses benefícios para a prática clínica, além da análise do impacto econômico resultante de cada estratégia terapêutica, são práticas que, por vezes, não fazem parte do dia a dia do oncologista, embora sejam de grande relevância tanto para auxiliar no alinhamento das expectativas do oncologista e do paciente, quanto para avaliar os custos envolvidos em cada decisão terapêutica tomada.
Dentre as medidas analíticas possíveis, a avaliação do NNT (número necessário para tratar) e do COPE (custo por evento evitado) são análises que podem ser facilmente conduzidas. Os resultados identificados nessas análises podem auxiliar o oncologista na seleção de tratamentos com maior potencial de benefício para cada subgrupo de pacientes, além de permitir buscar estratégias com impacto financeiro mais favorável para a sociedade.
Confira neste Vídeo-MOC uma revisão completa e didática sobre esses tópicos de essencial importância apresentada pelo Dr. Otavio Clark, oncologista clínico e vice-presidente da Kantar Health International, além de exemplos práticos de estudos clínicos apresentados pelos Drs. Fabio Schutz, oncologista clínico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, e William N. William Jr., diretor médico da onco-hematológica do centro oncológico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, sob a moderação do Dr. Antonio Carlos Buzaid, editor do MOC.
Apoio: