Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 12 ● NÚMERO 09

A IMPORTÂNCIA DOS TESTES PDL-1 NO CÂNCER DE MAMA TRIPLO-NEGATIVO AVANÇADO

O emprego de agentes imunoterápicos anti-PD-1/PDL-1 representa uma estratégia de tratamento padrão no manejo terapêutico do câncer de mama triplo-negativo, particularmente no cenário da doença avançada1.

No estudo de fase III IMpassion 130, pacientes com doença triplo-negativa avançada sem tratamento sistêmico prévio neste cenário foram randomizadas entre a combinação de nab-paclitaxel a atezolizumabe ou placebo. Naquelas com expressão de PDL-1 positiva (≥ 1% nas células imunes utilizando o anticorpo SP142), a adição de atezolizumabe à quimioterapia demonstrou benefício em sobrevida livre de progressão (HR=0,62; p<0,001), além prolongar a sobrevida global mediana de 17,9 para 25,4 meses (comparação estatística não realizada)2.

Entretanto, diante das diferentes plataformas, anticorpos e metodologia disponíveis comercialmente para a análise da expressão de PDL-1 faz-se necessário que certas condições sejam seguidas nas solicitações do teste, permitindo assim a seleção adequada de pacientes com maiores possibilidade de benefício com o tratamento.

Neste Vídeo-MOC, moderado pelo Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC, e apresentado pela Dra. Débora de Melo Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Fernando Augusto Soares, diretor médico da anatomia patológica da Rede D’Or, e Dr. Carlos H. Barrios, oncologista clínico do Grupo Oncoclínicas, é realizada uma revisão detalhada dos estudos avaliando imunoterapia no tratamento do câncer de mama triplo-negativo avançado, além de particularidades que devem ser consideradas na solicitação dos testes para a seleção de pacientes. Confira mais esta excelente discussão no Vídeo-MOC acima!

  1. Schimid P, et al. N Engl J Med, 2018.
  2. Emens LA, et al. Ann Oncol abstr LBA16, 2020.

Apoio:

Roche_azul_80x45

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?