Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 12 ● NÚMERO 07

MANEJO DE EVENTOS ADVERSOS NO PACIENTE COM CÂNCER DE PRÓSTATA

O tratamento do câncer de próstata envolve o emprego de agentes supressores de testosterona em grande parte dos casos, desde o cenário da doença inicial, quando estas drogas podem ser associadas à radioterapia, até o cenário da doença avançada, em que o uso da terapia antiandrogênica é a base do tratamento padrão em praticamente a totalidade dos pacientes. Desta maneira, torna-se demasiadamente importante o estudo do manejo dos efeitos colaterais associados a estas medicações.

O manejo dos efeitos colaterais faz parte da etapa de tratamento dentro da longa jornada que o paciente enfrentará nos cuidados com a sua doença”, conforme destaca o Dr. Daniel Vargas, oncologista do Grupo Oncoclínicas de Brasília-DF. “O paciente com câncer de próstata é heterogêneo, portanto, a personalização da assistência, com a atuação de toda a equipe multidisciplinar irá prover o sucesso do tratamento”, complementa Veronica Torel de Moura, enfermeira de práticas avançadas em oncologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Confira neste Vídeo-MOC moderado pelo Dr. Fernando Maluf, editor do MOC, uma apresentação conduzida pelo Dr. Daniel Vargas sobre as diferentes toxicidades apresentadas pelos pacientes recebendo tratamento sistêmico para o câncer de próstata, bem como uma revisão sobre as possíveis medidas a serem empregadas para o seu controle, além de uma rica discussão sobre o tópico com a participação do Dr. Fernando Maluf, Dr. Daniel Vargas e a Enf. Veronica de Moura.

Apoio:

Astellas_novo_150x60

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?