Continue sua leitura
VOLUME 12 ● NÚMERO 07
MANEJO DE EVENTOS ADVERSOS NO PACIENTE COM CÂNCER DE PRÓSTATA
O tratamento do câncer de próstata envolve o emprego de agentes supressores de testosterona em grande parte dos casos, desde o cenário da doença inicial, quando estas drogas podem ser associadas à radioterapia, até o cenário da doença avançada, em que o uso da terapia antiandrogênica é a base do tratamento padrão em praticamente a totalidade dos pacientes. Desta maneira, torna-se demasiadamente importante o estudo do manejo dos efeitos colaterais associados a estas medicações.
“O manejo dos efeitos colaterais faz parte da etapa de tratamento dentro da longa jornada que o paciente enfrentará nos cuidados com a sua doença”, conforme destaca o Dr. Daniel Vargas, oncologista do Grupo Oncoclínicas de Brasília-DF. “O paciente com câncer de próstata é heterogêneo, portanto, a personalização da assistência, com a atuação de toda a equipe multidisciplinar irá prover o sucesso do tratamento”, complementa Veronica Torel de Moura, enfermeira de práticas avançadas em oncologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Confira neste Vídeo-MOC moderado pelo Dr. Fernando Maluf, editor do MOC, uma apresentação conduzida pelo Dr. Daniel Vargas sobre as diferentes toxicidades apresentadas pelos pacientes recebendo tratamento sistêmico para o câncer de próstata, bem como uma revisão sobre as possíveis medidas a serem empregadas para o seu controle, além de uma rica discussão sobre o tópico com a participação do Dr. Fernando Maluf, Dr. Daniel Vargas e a Enf. Veronica de Moura.
Apoio: