Continue sua leitura
VOLUME 12 ● NÚMERO 01
ENDOPREDICT – DESENVOLVIMENTO E USO DE UM TESTE DE EXPRESSÃO GÊNICA DE SEGUNDA GERAÇÃO
O uso de assinaturas gênicas é parte importante na decisão do tratamento adjuvante de grande parte dos casos de câncer de mama inicial com expressão dos receptores hormonais e HER-2 negativo. Nesse cenário, diferentes plataformas estão disponíveis para o emprego na prática clínica, com seus resultados analisados e validados através de estudos clínicos.
O teste EndoPredict® é uma plataforma que utiliza a avaliação da expressão de 12 genes na amostra tumoral, além de incluir características clínicas da doença como o tamanho do tumor e a presença de comprometimento linfonodal (≤ 3 linfonodos). Os resultados obtidos pelo teste foram validados na população de 4 diferentes estudos clínicos (ABCSG-6, ABCSG-8, GEICAM/9906 e ATAC)1. Como resultados, o teste EndoPredict® fornece 3 categorias de informações para auxiliar a definição do tratamento das pacientes:
- Risco de recorrência à distância até os 10 anos após o tratamento inicial;
- Benefício absoluto da quimioterapia nos 10 primeiros anos após o tratamento;
- Risco de recorrência de doença à distância tardia (dos 5 aos 15 anos após o tratamento).
Dessa maneira, o teste auxilia na avaliação prognóstica, bem como na definição do tratamento quimioterápico adjuvante e também na programação do tratamento a longo prazo.
Neste Vídeo-MOC, o Dr. Max Mano, oncologista líder em câncer de mama do Grupo Oncoclínicas, apresenta os dados que basearam a validação do teste EndoPredict® e discute os principais pontos a serem considerados na seleção de tratamento utilizando as assinaturas genômicas. Confira essa discussão enriquecedora e imperdível, com moderação do Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC!
- Breast Cancer Res Treat 176(2):377, 2019.
Apoio: