Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 09 ● NÚMERO 10

RAMUCIRUMABE NO TRATAMENTO DE CÂNCER COLORRETAL AVANÇADO. 

Em março de 2018, o anticorpo monoclonal anti-VEGFR-2 ramucirumabe recebeu aprovação no Brasil para o tratamento de segunda linha do câncer colorretal metastático. O MOC preparou um Vídeo-MOC para falar sobre essa aprovação e também sobre a importância dos antiangiogênicos na segunda linha.

Com moderação do Dr. Antonio Carlos Buzaid e apresentação do Dr. Fábio Kater, oncologista clinico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, a discussão inicia-se com uma importante revisão sobre o papel dos antiangiogênicos na segunda linha, dando destaque para estudos, como, E3200, PRODIGE 18, TML e Velour trial.

Depois, a apresentação segue com ênfase no estudo RAISE, que deu suporte para a aprovação do ramucirumabe na segunda linha do câncer colorretal metastático.

O estudo RAISE randomizou 1072 pacientes com câncer colorretal metastático para receberam FOLFIRI + ramucirumabe versus FOLFIRI. Os pacientes candidatos ao ramucirumabe deveriam ter recebido obrigatoriamente na primeira linha a combinação de FOLFOX + bevacizumabe.  O estudo atingiu seu objetivo primário, demonstrando benefício significativo em sobrevida global e também em sobrevida livre de progressão. Em relação à toxicidade, ramucirumabe apresentou efeitos típicos da classe dos antiangiogênicos, como, hipertensão, mucosite, sangramento e eventos tromboembólicos, os quais são manejáveis.

Assista a mais um Vídeo-MOC.

Publicado em 24/09/2018.

Apoio:

Lilly_onco

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?