Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 09 ● NÚMERO 09

PAZOPANIBE NO TRATAMENTO DE PRIMEIRA LINHA DO CÂNCER RENAL DE CÉLULAS CLARAS METASTÁTICO

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) publicou em setembro de 2018 uma importante Consulta Pública para avaliação do inibidor de TKI pazopanibe como opção de tratamento de primeira linha do câncer renal de células claras metastático no sistema público de saúde.

A participação dos oncologistas bem como dos profissionais envolvidos no tratamento do câncer nesse mecanismo pôde ser realizada online no site da CONITEC.

Para o MOC, essa Consulta Pública representou uma oportunidade de finalmente inserir no Sistema Único de Saúde (SUS) um inibidor de TKI que ofereça aos pacientes um tratamento de alta eficácia e menor toxicidade, além de implicar em menos custos secundários para o governo e envolver, portanto, uma boa relação custo-benefício.

Neste vídeo-MOC, com participação dos Drs. Antonio Carlos Buzaid e Fernando Cotait Maluf, ocorre uma revisão sobre os tratamentos de primeira linha para o câncer de rim metastático, dando uma visão geral sobre as opções disponíveis tanto para o sistema privado quanto para o sistema público. A apresentação inicia-se com uma explanação sobre os fatores prognósticos de Motzer et col, determinantes para aconselhamento e seleção do tratamento de primeira linha.

Depois, Dr. Fernando Maluf discorre sobre as várias drogas aprovadas e revela “de todos os tumores sólidos, esse é o tumor que mais aprovou novas drogas na última década”. Na sequência, são colocados em perspectiva os dados dos mais importantes estudos que envolveram novos mecanismos de ação e demonstraram o marcante ganho em sobrevida com chegada dos inibidores de tirosina quinase para os pacientes com Carcinoma de Células Renais Avançado.

A apresentação segue com uma discussão mais detalhada sobre a escolha do agente anti-VEGF em termos de eficácia, tolerabilidade, segurança e qualidade de vida para pacientes de risco favorável. Para embasar essa discussão, são colocados em perspectiva os dados dos estudos COMPARZ e PISCES, que compararam sunitinibe com pazopanibe e demonstraram que pazopanibe tem eficácia semelhante ao sunitinibe, no entanto é mais bem tolerado no tratamento de câncer de rim metastático.

Publicado em 18/09/2018.

Apoio:Novartis_cmyk

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?