Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

Novo imunoterápico recebe aprovação para o tratamento de tumores com instabilidade de microssatélites nos EUA

O tratamento tumor-agnóstico é uma realidade na oncologia moderna, utilizando terapias direcionadas a alterações específicas presentes em tumores de diferentes sítios primários. O FDA (Food and Drug Administration) aprovou em 17 de agosto de 2021 mais uma opção terapêutica neste cenário, através do uso do anticorpo anti-PD-1 dostarlimabe para o tratamento de paciente portadores de tumores recidivados ou avançados com deficiência de mismatch repair, após progressão a terapia-padrão.

Os dados que embasaram a aprovação derivam da avaliação de 209 pacientes incluídos no estudo GARNET. Trata-se de uma população extensamente pré-tratada, com até 21% dos pacientes previamente expostos a 3 linhas de tratamento prévio. O tumor primário incluído cm maior frequência foi o carcinoma endometrial (cerca de 50%), seguido de câncer colorretal, câncer de intestino delgado, câncer gástrico, câncer de pâncreas e de vias biliares. A taxa de resposta e a duração de resposta, objetivos primários do estudo, foram 41,6% e 34,7 meses, respectivamente. Destaca-se que a taxa de resposta completa foi 9,1%, e 95,4% dos pacientes apresentaram respostas com duração ≥ 6 meses. Os eventos adversos mais frequentes com o tratamento foram fadiga, anemia, diarreia e náuseas.

Como se trata de uma aprovação acelerada, baseada na taxa e duração de resposta, a aprovação definitiva será dependente da confirmação do benefício clínico em estudos adicionais.

A dose de tratamento recomendada é dostarlimabe 500 mg, via intravenosa, a cada 3 semanas durante as 4 primeiras doses, enquanto as doses subsequentes, iniciadas 3 semanas após o ciclo 4, são de 1000 mg, via intravenosa, a cada 6 semanas.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?