Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

GIST

Nova terapia-alvo aprovada nos EUA para o tratamento do tumor estromal gastrointestinal (GIST)

O FDA (Food and Drug Administration) aprovou, em 9 de janeiro, o tratamento com avapritinibe para pacientes com tumores estromais gastrointestinais (GIST) irressecáveis ou metastáticos com mutação de PDGFRA (platelet-derived growth factor receptor alpha) no éxon 18.  A droga atua como um inibidor seletivo de quinase de KIT e PDGFRA, incluindo a mutação de PDGFRA D842V, que predomina no éxon 18, e se caracteriza por sua resistência às terapias disponíveis até o momento.

O tumor estromal gastrointestinal é uma neoplasia rara que acomete indivíduos entre 50-80 anos de idade e usualmente envolve o estômago ou o intestino delgado. A apresentação clínica mais comum é através de hemorragia do trato digestório, entretanto por vezes o tumor é assintomático e acaba sendo um achado incidental em exames de imagem. Do ponto de vista etiológico, essa neoplasia frequentemente está relacionada a mutações nos genes KIT ou PDGFRA.

A aprovação de avapritinibe é baseada nos resultados do estudo de fase I NAVIGATOR, que avaliou 43 pacientes com GIST avançado com mutações no éxon 18 do PDGFRA (38 deles com D842V). A taxa de resposta ao tratamento foi de 84%, com 7% de respostas completas. Especificamente no subgrupo de pacientes portadores da mutação D842V, a taxa de resposta foi de 89%, com 8% de respostas completas. Dentre a população total do estudo que apresentou algum grau de resposta, 61% deles mantiveram o benefício por ao menos 6 meses.

A dose recomendada para o tratamento é de 300 mg VO diariamente, e os efeitos adversos mais comuns apresentados pelos pacientes foram edema, náusea, fadiga, alterações cognitivas, vômitos, redução do apetite, diarreia, alterações na coloração do cabelo, lacrimejamento, dor abdominal, constipação, rash e tonturas.

Dr. Rafael Schmerling, oncologista da BP –  A Beneficência Portuguesa de São Paulo, destaca: “até o momento, a mutação D842V era o principal obstáculo para o tratamento de GIST com esta alteração. A possibilidade de um bloqueio específico desta mutação viabiliza o tratamento de um subtipo primariamente resistente aos inibidores de tirosina quinase do gene KIT. Uma outra oportunidade será a possibilidade de mais uma alternativa para pacientes que desenvolvam resistência secundárias às drogas disponíveis, permitindo uma quarta linha de tratamento para GIST”.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?