Continue sua leitura
Anunciados resultados positivos de um novo anticorpo-droga conjugado no tratamento do câncer de pulmão avançado
Em 27 de maio de 2024, a colaboração internacional das farmacêuticas AstraZeneca® e Daiichi Sankyo® divulgou que o estudo de fase III TROPION-Lung01, avaliando o uso de datopotamabe deruxtecana em comparação a docetaxel em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas avançado previamente tratados atingiu benefício clinica e estatisticamente significativos em sobrevida global no subgrupo de pacientes com doença de histologia não escamosa. Previamente, já haviam sido apresentados os dados demonstrando o benefício em sobrevida livre de progressão favorecendo datopotamabe deruxtecano na população total do estudo.
No estudo TROPION-Lung01, a histologia foi um dos critérios de estratificação, resultando em um recrutamento equilibrado entre os braços de tratamento e consistente com a incidência do mundo real, com aproximadamente 75% dos pacientes apresentando histologia não escamosa.
Segundo o comunicado, o perfil de segurança de datopotamabe deruxtecana nesta nova análise foi consistente com os dados prévios, incluindo menor taxa de redução de dose ou descontinuações devido a eventos adversos em comparação a docetaxel. Não houveram novos eventos de doença pulmonar intersticial de qualquer grau relacionados ao medicamento.
Os dados serão apresentados em um congresso médico futuro e servirão de apoio às submissões regulatórias atualmente em revisão globalmente para o tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de células não pequenas não escamoso localmente avançado ou metastático que receberam tratamento sistêmico prévio.
Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida